São Paulo adere ao Pacto Global da ONU; veja detalhes
O São Paulo aderiu ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), se alinando com as pautas de um desenvolvimento sustentável. Os pilares dessa iniciativa são direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.
De acordo com Roberto Armelin, Diretor Jurídico e de Compliance, o projeto está diretamente associado ao Programa Integridade Tricolor (PIT), que tem sido implementado no São Paulo.
"Estamos felizes em aderir a mais um projeto de desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo é atingir resultados positivos para o clube, mas seguindo uma cultura de melhores práticas em aspectos sociais, ambientais e éticos", explicou.
O Pacto Global conta com a adesão de mais de 19 mil empresas e organizações. No Brasil, o São Paulo é um dos primeiros clubes a participar desta iniciativa.
O presidente Julio Casares também celebrou a participação do Tricolor na iniciativa da ONU. "É com muita satisfação que damos mais um passo no projeto de desenvolvimento sustentável do São Paulo. Trabalhamos para fortalecer a cultura da integridade no clube, mediante adoção das melhores práticas de governança, sempre com atuando em frentes sociais, ambientais e com a ética como norte", explicou.
Para realizar a adesão ao Pacto Global, o São Paulo se comprometeu a seguir a cartilha de dez princípios universais da ONU.
O Tricolor Paulista realiza nesta semana a segunda semana de Integridade Tricolor, com palestras e workshops sobre o tema, com especialistas e a depoimentos de ex-atletas, como do ex-jogador Silas.
Os dez princípios universais do Pacto Global são:
1 - As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.
2 - Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
3 - As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.
4 - A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5 - A abolição efetiva do trabalho infantil.
6 - Eliminar a discriminação no emprego.
7 - As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.
8 - Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.
9 - Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
10 - As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.