São Paulo precisa vencer algoz e afastar fantasma das quartas de final da Libertadores
O Tricolor Paulista vai atrás de mais uma classificação para a semifinal da Liberta. A última vez que isso aconteceu, foi em 2016, contra o Atlético Nacional.
Na próxima quinta-feira, 25 de setembro, o São Paulo vai precisar correr atrás do prejuízo para se classificar para a semi-final da Copa Libertadores da América. Nas últimas duas vezes em que disputou a competição, 2021 e 2024, o Tricolor foi eliminado nesta fase.
Em 2021, a equipe paulista saiu para o Palmeiras, após ser derrotado por 3x0 na Allianz Arena e empatar no Morumbis por 1x1.
Em 2024, um outro brasileiro foi a pedra no sapato do Tricolor. O Botafogo, após empates na ida e volta, nos pênaltis se classificou. Vale lembrar que, neste ano, o clube carioca se sagrou o grande campeão da competição.
Agora, em 2025, o São Paulo quer afastar esse fantasma das quartas-de-final. No jogo de ida, a equipe comandada por Crespo foi derrotada por 2x0 e precisa se recuperar.
Para levar a decisão para as penalidades, os brasileiros precisam vencer por dois gols de diferença. Em caso de vitória por mais de dois de diferença, é passaporte carimbado para as semis.
Se vencer por apenas um gol, os equatorianos estão classificados.
Histórico
No total, o São Paulo já disputou 218 jogos na Copa Libertadores. Foram 105 vitórias, 57 derrotas e 56 empates.
Além dos jogos, vale lembrar que o Tricolor Paulista venceu três vezes a competição, em 1992, 1993, em cima do Newell's Old Boys, da Argentina, e Universidad Católica, do Chile, e 2005, contra o Athletico Paranaense. Foi o primeiro clube brasileiro a conquistar três títulos da competição intercontinental.
Contra o LDU
As equipes já se enfrentaram sete vezes. Pela Libertadores da América foram cinco encontros, com três vitórias do LDU e duas brasileiras. Pela Sul-Americana foram dois jogos, com uma vitória para cada lado.
Entretanto, além de precisar passar dos equatorianos para chegar a semifinal, o São Paulo, em eventual vitória, também alcançaria o mesmo número de triunfos do LDU.