Vanderlei Luxemburgo revela que recebeu convite para treinar o Santos
Treinador afirmou que a presença do então CEO, Pedro Martins, inviabilizou o negócio
Vanderlei Luxemburgo revelou que quase assumiu o Santos, mas a presença do então CEO Pedro Martins inviabilizou o acordo, destacando que só aceitaria o comando com controle total do futebol do clube.
Vanderlei Luxemburgo, de 73 anos, ficou perto de assumir o comando do Santos durante a gestão de Marcelo Teixeira. A declaração foi dada em entrevista ao podcast do ex-jogador Muller.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Sem treinar qualquer time desde que deixou o Corinthians em 2023, o multicampeão afirmou que só voltaria a treinar caso tivesse o comando de todas as partes do futebol do clube.
“Uma proposta dessa pra eu ser técnico e head coach, responsável por todo o departamento de futebol, para fazer as coisas que tem que ser feitas. Eu vou fazer do jeito que eu quero, se não for isso, eu não quero. Eu quero mostrar que o treinador brasileiro tem qualidade pra fazer isso, não adianta falar assim: ‘meu nome é trabalho, eu quero preocupar com o time no campo’. Esquece, tem que fazer mais coisa do que isso, como fazia antigamente”.
De acordo com Luxemburgo, a presença do então CEO, Pedro Martins, inviabilizou o negócio. O ex-dirigente do Santos é filho de Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara.
“Eu iria nessa condição, que foi o que eu propus ao Marcelo. Foi quando saiu o treinador que ele me chamou, ele me ligou e falou. Marcelo é meu amigo, adoro, adoro a família do Marcelo, nós temos uma amizade carinhosa, recíproca. Só que eu falei assim: ‘Marcelo, me contrata como treinador e eu vou ser o responsável, eu vou montar’. Tinha um empecilho que era muito... é complicado de falar, mas eu vou falar. Tinha um empecilho que quem era o diretor executivo era o filho do Edinho, que hoje é presidente nacional do PT.
Embora a negociação recente não tenha dado certo, Luxemburgo teve quatro passagens pelo Santos ao longo da carreira: 1997, 2004, 2006 - 2007 e 2009. Pelo Peixe, conquistou o Torneio Rio-São Paulo (1997), Campeonato Paulista (2006 e 2007) e o Campeonato Brasileiro (2004).