Atacante vai ser comprado em definitivo pelo Santos
O Santos encaminhou a renovação do empréstimo do atacante Rafael Freitas, do time Sub-20, por mais uma temporada. O jogador, que pertence ao Guarani, estava com vínculo até o fim de julho, mas deve permanecer na Vila Belmiro até junho de 2026. Mesmo em processo de recuperação de uma grave lesão no joelho, o clube mantém a confiança no talento do jovem e já projeta sua compra em definitivo.
Vale destacar que, para adquirir 100% dos direitos econômicos do atleta, o Santos precisará desembolsar R$ 1,2 milhão ao Bugre. A diretoria acredita no potencial do atacante e, por isso, não quer perdê-lo para o mercado.
Recuperação de lesão e expectativa para retorno aos gramados
Rafael Freitas sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo durante uma vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, no Campeonato Brasileiro Sub-20, em março deste ano. Desde então, ele realiza tratamento intensivo em dois períodos no departamento de fisioterapia do clube. Sendo assim, a expectativa é que ele esteja recuperado a tempo de disputar sua última Copa São Paulo de Futebol Júnior ou, dependendo da evolução, até mesmo ser integrado ao elenco profissional.
Isso porque, mesmo antes da lesão, Rafael já havia sido observado pela comissão técnica principal, chegando a participar de treinos com o time de cima. Ele também foi inscrito na Lista A do Paulistão e esteve no banco contra São Paulo e Novorizontino.
Histórico e números que justificam o investimento
Natural de Casa Branca (SP), Rafael completa 20 anos em agosto e está no radar desde os tempos de Sub-13 no Guarani. Em 2023, foi destaque pelo Sub-20 do Peixe, com três gols em seis jogos pelo Paulista, além de participações no Brasileiro de Aspirantes e na Copinha, onde balançou as redes três vezes em três partidas.
Além disso, o atacante já fez sua estreia no profissional, em um amistoso contra o Coritiba, e sua evolução foi rápida até o contratempo da lesão. Dessa maneira, a permanência do jovem é vista como estratégica, tanto técnica quanto financeiramente, pensando no futuro do clube.
Com isso, o Santos reforça seu compromisso com a base e aposta na recuperação e no talento de Rafael Freitas para fortalecer o elenco nas próximas temporadas.