Sabalenka vence de virada e faz final do Aberto dos EUA contra Gauff
A segunda cabeça de chave Aryna Sabalenka derrotou de virada Madison Keys por 0-6, 7-6(1) e 7-6(5), na quinta-feira, negando à torcida da casa a tão sonhada final feminina do Aberto dos Estados Unidos.
Sabalenka agora tentará causar ainda mais decepção aos torcedores de tênis dos EUA na final de sábado, quando enfrentará Coco Gauff, que venceu Karolina Muchova por 6-4 e 7-5 em uma partida interrompida por quase uma hora quando um ativista ambiental colou os pés no chão do Arthur Ashe Stadium.
Uma multidão entusiasmada, agitando bandeiras dos Estados Unidos, estava pronta para comemorar a final que esperava quando Keys venceu a bielorrussa no primeiro set e estava com 5-3 no segundo, servindo para uma vaga na final.
Mas Sabalenka tinha outras ideias.
Sua reação começou com uma quebra de Keys para diminuir para 5-4 e continuar no jogo. A partida terminaria com dois tie-breaks mais tarde, com a bielorrussa saindo da quadra para sua segunda final de Grand Slam da temporada.
Em uma disputa com duas das maiores rebatedoras do esporte feminino, Sabalenka levou a melhor e assumirá o posto de número um do mundo quando o ranking for atualizado na segunda-feira.
Para Keys, que disputou a última final feminina norte-americana em 2017, quando saiu derrotada por Sloane Stephens, foi uma oportunidade perdida de voltar à final em casa que a deixou em lágrimas.
"Acho que todo mundo no início do torneio estaria obviamente muito, muito animada por estar nas semifinais", disse Keys emocionada. "Neste momento, é uma droga."