Rebeca Andrade domina final do salto, conquista ouro e se torna tricampeã mundial
Brasileira fica no lugar mais alto do pódio com média de 14.466 e amplia coleção de títulos no Mundial de Ginástica Artística
Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro no salto no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Roterdã, atingindo a média de 14.466 pontos e superando as americanas Claire Pease e Skye Blakely. Com a vitória, tornou-se a primeira brasileira tricampeã mundial em uma mesma prova e a segunda ginasta da história a obter três títulos no salto, somando agora dez medalhas em Mundiais. O resultado coroa seu retorno internacional após ficar fora das principais competições na temporada anterior.
Rebeca Andrade é TRI CAMPEÃ MUMDIAL DE SALTO!!!!! ?????? pic.twitter.com/uUjPgsLzQr
— JO Gymfan ?? (Jurídico Julieta Lucas) (@jghyCheng) October 24, 2026
Rebeca Andrade é tricampeã mundial no salto. A brasileira conquistou neste sábado a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, em Roterdã, ao terminar a final com média de 14.466 pontos. O pódio foi completado pelas americanas Claire Pease, que ficou com a prata, com 14.233, e Skye Blakely, bronze com 14.166.
Com o resultado, Rebeca alcançou um feito histórico. Ela se tornou a segunda ginasta a conquistar três títulos mundiais no salto e a primeira brasileira tricampeã mundial em uma mesma prova. A brasileira também passou a somar dez medalhas em Campeonatos Mundiais.
Rebeca disputou a final como uma das favoritas depois de liderar a classificatória do aparelho, com 14.533 pontos. Foi a sexta ginasta a competir e assumiu a liderança depois de completar os dois saltos.
A sul-coreana Seojeong Yeo, uma das principais concorrentes da brasileira, começou bem a disputa, mas uma queda no segundo salto comprometeu sua média. Skye Blakely também chegou a liderar a final antes da apresentação de Rebeca.
Depois da brasileira, Claire Pease ainda entrou na briga pelas primeiras posições, mas terminou atrás de Rebeca. A última ginasta a se apresentar não conseguiu mudar o pódio.
Simone Biles acompanhou a decisão no ginásio ao lado da equipe dos Estados Unidos. A americana não competiu nesta edição do Mundial.
O ouro ampliou a coleção de medalhas de Rebeca na competição. Agora, ela soma dez pódios em Mundiais, com quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes. Nos Jogos Olímpicos, são outras seis medalhas.
Esta foi a primeira participação de Rebeca em um Mundial desde 2023. A brasileira ficou fora das principais competições internacionais em 2025 e voltou aos poucos ao calendário nesta temporada.
Antes do ouro no salto, o melhor resultado do Brasil em Roterdã havia sido o quinto lugar da equipe feminina. No individual geral, Flávia Saraiva terminou na 12ª colocação, enquanto Lorrane Oliveira ficou em 21º.
O Brasil ainda terá nova chance de medalha neste domingo, quando Flávia disputa a final da trave. Ela avançou com a terceira melhor nota da classificatória, 14.400.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.