Raphael Claus volta a apitar clássico entre Palmeiras e São Paulo após fala polêmica de Rafinha
Árbitro foi chamado de palmeirense por lateral são-paulino na última partida em que atuou
O Choque-Rei, clássico disputado entre Palmeiras e São Paulo que vai ser disputado no próximo domingo às 16h, noa Allianz Parque, já tem arbitragem definida. Raphael Claus é o nome escolhido para apitar a partida. O jogo marca o retorno do árbitro ao clássico depois de uma fala polêmica de Rafinha, lateral são paulino.
A situação aconteceu em 2023, em jogo válido pela 29ª rodada do Brasileirão. O São Paulo perdia a partida por 3 a 0 quando Rafinha recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Na saída de campo, o lateral disparou. "O Claus é palmeirense, ele é palmeirense", disse indo em direção ao vestiário. A partida acabou com a vitória do Palmeiras por 5 a 0.
Com o ato registrado na súmula, o jogador foi denunciado e julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na época e o São Paulo fez um acordo com o STJD para transformar a punição em doação de cestas básicas.
Veja os últimos clássicos apitados por Claus
- Palmeiras 5 x 0 São Paulo (Brasileirão 2023)
- São Paulo 0 x 2 Palmeiras (Brasileirão 2023)
- São Paulo 1 x 0 Palmeiras (Oitavas Copa do Brasil 2022)
- Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Final Paulistão 2022)
- São Paulo 2 x 0 Palmeiras (Final Paulistão 2021)
- Palmeiras 0 x 1 São Pauloo (Paulistão 2021)
Palmeiras não terá organizada
A Mancha Alviverde, principal torcida organizada do Palmeiras, foi proibida pela Federação Paulista de Futebol (FPF) de frequentar jogos no Estado por 30 dias. Dessa forma, ela não vai poder estar presente no clássico contra o São Paulo. A FPF atendeu ao pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo, que solicitou a medida.
A Mancha Alviverde ainda não se pronunciou sobre o caso, mas deve emitir a qualquer momento uma nota oficial contestando a decisão do Ministério Público. A punição foi aplicada por causa da confusão causada entre a principal organizada do Palmeiras e os torcedores do Flamengo após o duelo pela Copa do Brasil.