PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Quem foi Gil de Ferran, piloto brasileiro bicampeão da Fórmula Indy?

Nascido em Paris, França, ele se considerava brasileiro; ganhou seu primeiro campeonato em 2000 e repetiu o título em 2001

30 dez 2023 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários

O piloto brasileiro e bicampeão da Fórmula Indy, Gil de Ferran, morreu nesta sexta-feira (29), aos 56 anos, após sofrer uma parada cardíaca na Flórida, nos Estados Unidos, segundo informações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

O piloto Gil de Ferran morreu aos 56 anos
O piloto Gil de Ferran morreu aos 56 anos
Foto: Divulgação / Perfil Brasil

Gil estava testando um carro no circuito privado The Concours Club, em Opa-Locka, quando se sentiu mal e parou na entrada dos boxes. Ele foi levado para o hospital, mas não resistiu. Gil deixa a esposa, Angela, e os filhos Anna e Luke.

O piloto nasceu em Paris, França, mas se considerava brasileiro. Filho de Luc de Ferran, engenheiro da Ford que criou o Ecosport, Gil foi morar no Brasil aos quatro anos e levou o nome do país para o alto do pódio.

Como grande parte dos pilotos, Gil iniciou a carreira no kart, onde conquistou títulos, como o Brasileiro de 87. Até tentou seguir os passos do pai na engenharia, mas abandonou o curso no terceiro ano para tentar a sorte no automobilismo na Europa. Atuou na Fórmula 3000 entre 1993 e 1994.

Chegou a fazer testes na Fórmula 1 na Arrows, mas, em um intervalo entre as baterias, bateu a cabeça em um caminhão. Os ferimentos fizeram com que Gil perdesse sua chance na F1. Em 1995, foi tentar a vida nos EUA e fez sua estreia na Indy.

Em sua primeira temporada, foi eleito o novato do ano e terminou o campeonato na 14ª posição. O primeiro título na Indy veio em 2000, na Penske. com duas vitórias e 168 pontos. Um ano depois, conquistou o bicampeonato também com duas vitórias e, desta vez, 199 pontos.

Em 2002, migrou junto com a Penske para a Indy Racing League (IRL). O seu maior feito na competição aconteceu em 2003, quando venceu as 500 milhas de Indianápolis. Ele terminou a temporada com o vice-campeonato e se despediu das pistas.

No ano de 2008, retornou às pistas. Dono e piloto da Ferran Motorsports, ele disputou a American Les Mans Series até 2009, quando se aposentou mais uma vez. Em julho de 2018, Gil de Ferran assumiu o recém-criado cargo de diretor esportivo na McLaren.

Atualmente, Gil de Ferran vinha atuando como consultor da McLaren na Fórmula 1 durante o processo de reestruturação da equipe.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade