Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quaresma brilha na primeira Copa do Mundo com sua marca registrada, a trivela

26 jun 2018 - 11h18
(atualizado às 15h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O ponta português Ricardo Quaresma precisou esperar até os 34 anos para disputar sua primeira Copa do Mundo, e quando isso aconteceu ele marcou seu primeiro gol no maior palco do futebol mundial justamente com seu lance mais característico, um chute de trivela.

Quaresma chuta de trivela para marcar o gol de Portugal contra o Irã 25/06/2018 REUTERS/Matthew Childs
Quaresma chuta de trivela para marcar o gol de Portugal contra o Irã 25/06/2018 REUTERS/Matthew Childs
Foto: Reuters

O chute de trivela é dado com a parte externa do pé, o que faz a bola rodar com efeito, e Quaresma é provavelmente um dos melhores do mundo ao executá-lo -- como fez no gol que abriu o placar para Portugal no empate por 1 x 1 com o Irã na segunda-feira.

Nos minutos finais do primeiro tempo, Quaresma recebeu a bola perto da linha lateral, fez uma tabela, e acertou um chute de trivela que encobriu o goleiro Alireza Beiranvand. O empate por 1 x 1 ajudou Portugal a se classificar para as oitavas de final, em que enfrentará o Uruguai.

Quaresma já marcou vários gols similares ao longo da carreira, e também usa a trivela para passes e cruzamentos.

Alguns argumentam que na verdade a trivela o ajuda a esconder uma debilidade com a perna esquerda, mas Quaresma diz que usa o recurso porque é muito mais difícil para os defensores.

"A melhor coisa sobre passar a bola desse jeito é que os defensores não sabem a trajetória que a bola vai tomar... é a minha batida favorita", disse certa vez em um vídeo de treinamento da Uefa.

O gol de trivela favorito de Quaresma foi nas eliminatórias para a Euro 2008 contra a Bélgica, quando ele recebeu a bola na entrada da área e marcou com um chute de efeito que morreu na parede da rede, deixando o goleiro sem reação.

Apesar de ter sido revelado pelas divisiões de base do Sporting ao lado de Cristiano Ronaldo como uma promessa, Quaresma não seguiu os mesmos passos de sucesso de compatriota. Ele ficou fora das Copas do Mundo de 2010 e 2014, mas finalmente ganhou sua chance na Rússia e aproveitou da melhor forma.

"Não sei quantos gols marquei --você vai ter que procurar no Youtube-- mas espero marcar mais", disse após o jogo de segunda-feira. "Sempre acredito que posso fazer algo diferente".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade