Presidente de associação de árbitros da Itália renuncia ao cargo
Decisão acontece após membro do órgão se envolver em escândalo
O presidente da Associação Italiana de Árbitros (AIA), Alfredo Trentalange, renunciou ao cargo após um escândalo envolvendo um membro da entidade.
O terremoto que sacudiu a AIA começou após a prisão de Rosario D'Onofrio, promotor-chefe do órgão, que foi detido pela polícia italiana por participar de uma quadrilha internacional de tráfico de drogas.
Trentalange, que assumiu a presidência da AIA em fevereiro, já prestou depoimento e confirmou que foi enganado por D'Onofrio. O dirigente também havia dito em novembro que não renunciaria ao cargo por conta do escândalo.
Logo após a detenção de D'Onofrio, a AIA informou que o promotor escondeu de todos que ele estava em prisão domiciliar por delitos anteriores. O italiano exercia a função desde o início de 2021.
A AIA precisa eleger um novo mandatário no prazo de 90 dias, mas a entidade vai ser liderada de forma temporária pelo atual vice-presidente Duccio Baglioni.
A imprensa local já especula vários nomes para suceder Trentalange, como Gianluca Rocchi, Nicola Rizzoli, Roberto Rosetti e Daniele Orsato.
Série C
Além da AIA, o presidente da Lega Pro, Francesco Ghirelli, também renunciou ao cargo depois que o projeto de reforma da Série C da Itália não foi aprovada.
A reforma da disputa do campeonato recebeu 34 votos a favor, mas precisaria de pelo menos 40 para seguir em frente. .