PUBLICIDADE

Presidente da Uefa ataca VAR: "Futebol precisa de incerteza"

4 dez 2019 - 14h59
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, durante reunião do comitê executivo da entidade em Nyon
04/12/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, durante reunião do comitê executivo da entidade em Nyon 04/12/2019 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

"O futebol precisa de alguma incerteza", disse o chefe da Uefa, Aleksander Ceferin, nesta quarta-feira, ao criticar a forma como a tecnologia do VAR tem mudado o espírito das partidas de futebol.

Ceferin disse que a Uefa pode propor à entidade responsável pelas regras do futebol, a Ifab, que modifique a forma como o sistema de árbitro de vídeo (VAR), está sendo utilizado, apesar de não ter fornecido detalhes.

O uso do VAR, sistema pelo qual árbitros utilizam replays de imagens de televisão para checar decisões do juiz em campo e apontar possíveis erros, tem sido cercado de polêmica ao longo dos últimos meses.

Críticos dizem que o sistema tem sido utilizado muito além de seu propósito original e que as decisões têm demorado muito.

"O futebol está mudando e temos medo de que esteja mudando muito", disse Ceferin a repórteres após reunião do comitê executivo da Uefa, acrescentando que a busca pela perfeição da arbitragem é inútil.

"O futebol precisa de incerteza porque os jogadores cometem erros e os árbitros no campo precisam assumir responsabilidade, não algumas pessoas escondidas em uma van ou em um prédio a 500 quilômetros do estádio", disse.

"Eu posso conviver com o fato de que os árbitros são seres humanos que cometem erros, mas quando a tecnologia comete um erro, isso é um problema."

Ceferin disse não ser contra o VAR a princípio, mas acrescentou que "precisamos deixar mais claro, precisamos torná-lo mais rápido, temos que torná-lo menos invasivo - mas ele vai permanecer".

Veja também: 

Veja o top-10 da premiação do 'Golden Boy':
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade