Piastri conquista pole no Barein em sua 50ª largada na F1
Oscar Piastri aumentou a pressão sobre seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, ao conquistar a pole position no Barein neste sábado, em sua 50ª corrida de Fórmula 1, com o líder do campeonato se classificando apenas em sexto.
O rival da Mercedes, George Russell, juntou-se ao australiano na primeira fila no iluminado circuito do deserto de Sakhir, enquanto um desanimado Norris disse que ele estava simplesmente "perdido".
O único ponto positivo para Norris foi que seu rival mais próximo e atual tetracampeão mundial, Max Verstappen, terminou em sétimo lugar pela Red Bull em uma pista onde ele dominou completamente no ano passado.
Charles Leclerc, da Ferrari, se classificou em terceiro, o novato italiano Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, em quarto, e Pierre Gasly, da Alpine, em quinto.
Piastri, que também foi o mais rápido em duas das três sessões de treinos, fechou a volta com o melhor tempo de 1 minuto e 29,841 segundos. A pole position foi a segunda da temporada e da carreira.
ELe está 13 pontos atrás de Norris na e em terceiro na classificação geral. Norris está na frente de Verstappen por apenas um ponto após três corridas.
Piastri, vencedor na China largando na pole, pode se tornar o primeiro vencedor duplo da temporada.
Carlos Sainz se classificou em oitavo pela Williams, com o heptacampeão mundial da Ferrari, Lewis Hamilton, em nono, e Yuki Tsunoda, da Red Bull, em décimo.
Foi a primeira vez nesta temporada que ambos os Red Bulls chegaram ao top 10, embora tenham flertado com uma eliminação precoce.
Esteban Ocon bateu seu Haas na segunda fase, acionando bandeiras vermelhas após ele rodar de ré no cascalho e bater nas barreiras.
O novato australiano Jack Doohan classificou seu Alpine em 11º, sua melhor sessão até agora, e uma posição à frente de Isack Hadjar, da Racing Bulls.
Alex Albon não conseguiu passar da fase de abertura pela primeira vez nesta temporada, com o piloto da Williams se classificando apenas em 16º.
Albon foi então promovido para 15º — mas tarde demais para progredir — quando Nico Hulkenberg, da Sauber, teve sua volta excluída.
O companheiro de equipe de Hadjar, Lawson, teve outra noite difícil e ficou apenas em 17º.