PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

O Peixe vai morrer pela boca ou vai matar os gambás?

Provocação do presidente santista, José Carlos Peres, mostra o quanto significa para o Santos eliminar o Corinthians

29 mar 2019 - 15h08
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O torcedor do Santos comemora muitas vezes mais uma vitória sobre o Corinthians do que um título. Se matar os dois coelhos com uma cajadada só então, como foi no título paulista de 84, vira feriado na cidade do litoral paulista. Naquele ano, o Estadual foi disputado em sistema de pontos corridos. Um empate garantiria o título santista, que acabou vencendo por 1 x 0, com gol de Serginho Chulapa, e evitou o quarto tricampeonato da história do Timão.

Coincidentemente, o Santos pode mais uma vez jogar uma pá de cal na tentativa corintiana de buscar esse tão sonhado tri, conquistado pela última vez 80 anos atrás, em 1939. E é nesse contexto que se pode explicar o arroubo do presidente José Carlos Peres que disse que “no segundo jogo vamos matar os gambás de vez”, em um vídeo gravado a pedido de alguns torcedores.

(Foto: Eduardo Carmim)
(Foto: Eduardo Carmim)
Foto: LANCE!

Recentemente conversei com um grande amigo santista para tentar entender porque o Santos vê o Corinthians como o maior rival, se nos anos em que Pelé reinou, o Peixe deitou e rolou, e ficou 11 anos sem perder para o Timão. Ele acha que pode ter a ver com a história do apelido de Peixe. Antes de assumir o mascote, como o Palmeiras fez muitos anos depois com o Porco, o torcedor santista ficava incomodado com as torcidas rivais, que gritavam o nome de Peixe, se referindo ao cheiro ruim de peixeiros e pescadores da região.

Pelo sim, pelo não, a história dos gambás, que também cheira mal, ainda vai dar muito pano pra manga e com certeza será lembrada, principalmente se o Corinthians eliminar o Santos na semifinal. Por enquanto, os jogadores do Timão trataram de não colocar mais lenha na fogueira e só disseram que a resposta tem que ser dada dentro de campo.

Em 93, Viola imitou um porco, no gol que garantiu a vitória do Corinthians no primeiro jogo da decisão contra o Palmeiras. Luxemburgo, técnico do alviverde na época, usou bem esse ingrediente da rivalidade, o Verdão deu a resposta dentro de campo e ficou com o título na segunda partida. Mas é bom lembrar que os palmeirenses tinham Edmundo, Zinho, Evair...

No papel, o Corinthians tem mais time, mas quem mostrou um melhor futebol durante o Paulistão foi o Santos de Sampaoli, que ainda tem a ligeira vantagem de decidir com o apoio de sua torcida, no segundo jogo no Pacaembu. Na segunda-feira, dia 8 de abril,  saberemos se o Peixe vai morrer pela boca ou se vai matar os gambás.

Façam suas apostas!

Paradinha Esportiva Paradinha Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade