PUBLICIDADE
Logo do Seleção da Nigéria

Seleção da Nigéria

Favoritar Time

Com pressão sobre atacantes, Argentina tenta enfim convencer

25 jun 2014 - 07h07
(atualizado às 07h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Higuaín e Agüero estão entre os poucos argentinos que ainda não falaram em entrevista coletiva após um mês</p>
Higuaín e Agüero estão entre os poucos argentinos que ainda não falaram em entrevista coletiva após um mês
Foto: Twitter / @aguerosergiokun / Reprodução

A Argentina venceu seus dois primeiros compromissos, já está classificada e dificilmente irá perder a liderança do Grupo F. Mesmo assim, nesta quarta-feira em Porto Alegre, joga contra a Nigéria longe de estar com a cabeça em paz. Os problemas mostrados contra bósnios e especialmente iranianos colocaram em alerta uma equipe se esperava atropelar os rivais.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

A pressão está sobre todos, mas dificilmente alguém se sente mais cobrado que Kun Agüero e Gonzalo Higuaín. Até aqui, eles não marcaram, não atuaram bem e ainda parecem muito longe de sua melhor condição física e técnica. Não fosse o dinamismo de Di María e o poder que Messi teve para decidir as duas partidas, certamente a Argentina estaria em situação delicada.

A partir das 13h (de Brasília) no Beira-Rio, a seleção de Alejandro Sabella entra em campo, mas não se sabe se os dois atacantes serão titulares. Parte de seus problemas se deve a questões físicas, e Sabella admitiu que há quem possa ser poupado. O sistema 4-3-3 foi confirmado, mas não há certeza sobre nomes. Higuaín e Agüero são candidatos ao descanso. “Vamos seguir assim e esperar que alguns jogadores melhorem”, disse o treinador.

“Normalmente, não sou de fazer mudanças. Mas tenho que ter todos prontos, tanto do ponto de vista profissional quanto humano”, declarou Sabella, com um enigma na resposta seguinte. “Há coisas que posso expor publicamente, outras não, falamos entre nós”, afirmou o sempre tranquilo treinador argentino.

<p>Alejandro Sabella ainda não conseguiu extrair o melhor da Argentina</p>
Alejandro Sabella ainda não conseguiu extrair o melhor da Argentina
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Pelo histórico da preparação que começou em 26 de maio, Agüero e Higuaín estão entre os favoritos para ficar fora – tiveram, respectivamente, problema muscular e lesão no tornozelo. Zabaleta, Garay e Gago também foram preocupações em algum momento. Já o lateral esquerdo Rojo, o único pendurado, pode ser resguardado.

Nas entrelinhas, Sabella deixou claro que, jogue quem jogar, espera por mais opções de jogo do meio para o ataque. “Temos de melhorar. Todos somos um grupo, começando por mim. Precisamos de um pouco mais de mobilidade para achar espaços”, afirmou na véspera do jogo. “Faltou movimentação contra uma equipe que jogou como o Irã”, reconheceu.

Certamente o jogador que mais se movimenta nessa Argentina, Di María foi um dos raros destaques diante dos iranianos no Mineirão. E veja o que ele falou sobre a dificuldade dos argentinos na partida: “a mobilidade ajuda quando uma equipe se mete atrás. Estamos treinando para melhorar e ter alternativas, seguir melhorando”, sugeriu o meia.

No estádio que promete ser o mais argentino de todos os que a seleção da Argentina jogará nesta Copa, uma possível escalação é: Romero; Zabaleta (Campagnaro), Federico Fernández, Garay e Rojo (Basanta); Mascherano; Gago (Maxi Rodríguez) e Di María; Messi, Higuaín (Palacio) e Agüero (Lavezzi).

Com boas chances de classificação em caso de empate, mas possibilidades até com uma derrota, a Nigéria deve ter: Enyeama; Ambrose, Yobo, Oshaniwa e Omeruo; Onazi e Mikel; Musa e Babatunde; Odemwingie e Emenike. 

Esquema especial no entorno do Beira-Rio

Tendo em vista o número de argentinos que devem chegar em Porto Alegre para o jogo contra a Nigéria, na quarta-feira às 13h, a prefeitura alterou o esquema de trânsito que vinha sendo aplicado até então para as partidas do Mundial.

Os bloqueios iniciam nas imediações do estádio Beira-Rio, a partir das 8h, no sentido bairro-centro. Os ônibus poderão circular na avenida Padre Cacique até as 10h. Já o bloqueio da Borges de Medeiros, para o Caminho do Gol, inicia às 7h, e todas as vias serão liberadas depois das 17h.

Na zona sul da cidade, será reforçado o efetivo de agentes de trânsito para auxiliar a população na extensão da avenida Tronco, para amenizar os efeitos do trânsito fechado no horário de pico da manhã. As sinaleiras também terão o tempo ajustado para ajudar na fluidez do tráfego.

A avenida José de Alencar também terá restrições, será permitido o acesso apenas de veículos em situação de emergência (para o Hospital Mãe de Deus, por exemplo). Ao todo, 10 vias serão parcialmente ou completamente bloqueadas na região.

O estacionamento será proibido nos dois sentidos na primeira quadra da rua Silveiro com a José de Alencar. Também será proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão da avenida Praia de Belas. O viaduto Imperatriz Leopoldina (av. João Pessoa) fica restrito ao trânsito de veículos (ônibus e carros), com desvio pela lateral e fluxo permitido em direção a avenida Loureiro da Silva e Túnel da Conceição.

As avenidas bloqueadas são:

- Av. José de Alencar, somente com acesso local e veículos em situação de emergência;

- Av. Edvaldo Pereira Paiva, entre a Ipiranga e a Padre Cacique, nos dois sentidos de circulação;

- Av. Padre Cacique, entre a Borges de Medeiros e a Edvaldo Pereira Paiva, nos dois sentidos;

- Av. Borges de Medeiros (Caminho do Gol), entre o Mercado Público e o Viaduto Dom Pedro I, somente na pista sentido Centro-Bairro;

- Av. Aureliano de Figueiredo Pinto (Caminho do Gol), entre a Borges de Medeiros e a Rótula das Cuias, sentido rótula-Borges;

- Rua Monroe, toda a via;

- Rua Otávio Dutra, entre a Padre Cacique e a rua Silveiro;

- Rua Dona Amélia, toda a via;

- Rua Gen. Oliveira Freitas, toda a via;

- Rua Miguel Couto, entre a Padre Cacique e a Silveiro;

- Rua Barão do Cerro Largo, entre a Padre Cacique e a rua Antenor Lemos.

Transporte coletivo

Segundo a prefeitura mais de 30 linhas de ônibus atendem às proximidades do estádio. São 27 linhas da zona Sul e as linhas transversais da Carris (T2, T2A, T5 e T7). Além disso, serão disponibilizadas quatro linhas especiais de ônibus para a Copa: a Centro-Estádio, a Aeroporto-Estádio, a PUC-Estádio e a Jockey-Estádio. As linhas circularão somente nos dias de jogos do Mundial, com valor de tarifa comum - R$ 2,95. Outra opção será a linha seletiva Aeroporto-Hotéis, ligando a chegada à Capital aos principais pontos de hospedagem em Porto Alegre. A linha será implantada em caráter permanente, ficando como legado para o transporte público após a Copa. O valor do serviço executivo será de R$ 5,00.

Estacionamentos

Ao todo serão disponibilizadas cinco zonas de estacionamento, duas para veículos particulares e três para ônibus fretados e turismo. Nas áreas de restrição, com acesso somente à circulação de veículos de moradores ou funcionários, não será permitido estacionar nas vias.

Veículos particulares podem ser estacionados no Jockey Club, Av. Diário de Noticias s/nº, com capacidade para  2,5 mil vagas, e na Pontifícia Universidade Católica (PUC), na Avenida Ipiranga, 6681, com capacidade para duas mil vagas.

Rotas para o Estádio e Fan Fest

A principal alternativa será o transporte coletivo. Para deslocamentos com carro ou táxi, seguem orientações sobre as principais rotas:

Aeroporto Internacional Salgado Filho

Carro ou táxi: o trajeto mais simples é utilizar a BR-116 (estrada ao lado do aeroporto) e as avenidas Farrapos e Mauá.

Ônibus: linha T5 e Aeroporto-Estádio (somente nos dias de jogos).

Metrô: embarcar na estação Aeroporto e desembarcar no Mercado Público; a partir daí, seguir a pé via Caminho do Gol (Borges de Medeiros) ou utilizar transporte público.

Rodoviária e Centro Histórico

Carro ou Táxi: são duas opções: avenida Mauá, em direção ao Gasômetro, ou as avenidas João Pessoa e Ipiranga.

Ônibus: diversas opções de linhas saem da av. Salgado Filho ou da rua Uruguai. Em dias de jogos, terá a linha Centro-Estádio.

Lotação: várias linhas que saem da Marechal Floriano Peixoto são alternativa, como 10.1 Tristeza/Assunção; 10.3 – Cristal/Otto; 10.4 – Ipanema; 10.5 – Guarujá; entre outras.

A pé ou bicicleta: para os pedestres, a melhor opção é o trajeto preferencial do Caminho do Gol (Borges de Medeiros). De bicicleta, a ciclovia da rua Sete de Setembro em direção à Orla do Guaíba é a melhor opção. Na área central, há diversas estações do BikePoa.

Zona Sul

Carro ou Táxi: as avenidas Diário de Notícias e Icaraí são as principais vias.

Ônibus: algumas linhas sugeridas são: 110.1 – Restinga; 165 – Cohab; 171 – Ponta Grossa; 173 – Camaquã; 176 – Serraria/ Rodoviária; 178 – Praia de Belas; 179 – Serraria; 184 – Juca Batista; 186 – Liberal; 187 – Padre Réus; 188 – Assunção. Em dias de jogos, a linha Jockey-Estádio é alternativa.

Lotação: depende do ponto, algumas linhas sugeridas: 10.1 Tristeza/Assunção; 10.3 – Cristal/Otto; 10.4 – Ipanema; 10.5 – Guarujá.

A pé ou bicicleta: a partir das avenidas Diário de Notícias e Icaraí, já é possível ir a pé até o estádio ou às atividades do Território da Copa, como a Fan Fest. A distância pode variar de 1,5 km até 3,5 km. De bicicleta, é possível utilizar a orla de Ipanema e a avenida Diário de Notícias, ambas com ciclovia, em direção aos locais dos eventos.

Zona Leste

Carro ou Táxi: a avenida Ipiranga é a melhor alternativa.

Ônibus: algumas opções são as linhas T2, T5 e T7. Em dias de jogos, será disponibilizada a linha PUC-Estádio. É possível utilizar linhas regulares da região e integrar com outras no Centro.

A pé ou bicicleta: dependendo do ponto, a caminhada pode ser muito longa. Para pedestres, o caminho mais próximo é a partir da avenida Azenha. Para os ciclistas, a avenida Ipiranga, que possui ciclovia e estações do BikePoa, é a melhor alternativa.

Zona Norte

Carro ou Táxi: terceira Perimetral e Ipiranga são trajetos possíveis.

Ônibus: as linhas T1 ou T5 são alternativas. Também dá para utilizar linhas regulares da região e integrar com outras linhas no Centro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade