"Trintão", Rossi bate jovens e ironiza idade no pódio
Como Valentino Rossi é conhecido pelas curiosas comemorações, os espectadores e os jornalistas se amontoaram ao fim do Grande Prêmio da Malásia para ver o que o piloto aprontaria desta vez no pódio que lhe garantiu o sétimo título da MotoGP. E o italiano não decepcionou, tendo envergado uma camiseta com os dizeres "Gallina vecchia fa buon brodo" (galinha velha faz caldo bom) para ironizar o fato de, aos 30 anos de idade, ser bem mais velho que seus principais concorrentes na categoria.
» Rossi leva o hepta da MotoGP
» Veja a classificação da MotoGP
Heptacampeão da elite do motociclismo mundial, Rossi começou a ganhar quando essa categoria ainda se chamava 500 cilindradas, em 2001, e ele era o novato enfrentando corredores renomados como Max Biaggi e Kenny Roberts Jr.
Oito anos depois, o homem nascido em Urbino segue brilhando agora com o posto de "veterano": Jorge Lorenzo, segundo colocado do atual Mundial, tem 22 anos, dois a mais que Casey Stoner e Dani Pedrosa.
Dado como ultrapassado por parte da imprensa italiana após perder os troféus de 2006 e 2007 para Nicky Hayden e o próprio Stoner, Rossi já havia sido irreverente ao utilizar uma camiseta comemorativa no ano passado, quando encerrou um jejum de dois anos sem troféus e também ironizou com a figura de um relógio e a frase "Scusami il ritardo" (desculpe-me pelo atraso).
Agora que confirmou o domínio na MotoGP, o segundo piloto mais ganhador de todos os tempos aproveitou para "cutucar" alguns críticos.
"Para alguns eu era uma galinha velha que não botava mais ovos e então já inútil. Apesar disso, segui vencendo", disse o campeão, em cuja camiseta na Malásia ainda constava imagens do animal em questão e de um ovo com o número 9 inscrito - soma também duas conquistas internacionais nas categorias 125 e 250 cilindradas.
A brincadeira no pódio, portanto, não foi provocativa com relação aos jovens adversários, apontou o italiano. "Em todas as temporadas tenho grandes rivais, especialmente Jorge, meu companheiro de equipe, que sempre esteve muito próximo a mim", comentou Rossi, elogiando o espanhol que havia chegado à corrida deste domingo ainda com chances de títulos.
