Capirossi: "será difícil me despedir da MotoGP sem Simoncelli"
3 nov2011 - 07h52
(atualizado às 08h52)
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O piloto italiano Loris Capirossi fará a despedida da MotoGP na última etapa deste ano, em Valência, dia 11 de novembro. Entretanto, ele admitiu na última quarta-feira que a sensação não será mais a mesma após o acidente que vitimou o compatriota Marco Simoncelli, há duas semanas, em Sepang, na Malásia.
"Será difícil estar no paddock sem Marco, porque todos vão sentir a falta. Ninguém vai estar em clima de ir à pista, mas temos que fazer isso por ele e por todos os fãs do motociclismo", afirmou.
Com 38 anos, Capirossi correu nas categorias da motovelocidade por 22 temporadas, desde a 125 c.c. até a MotoGP (500 c.c.). Depois da prova valenciana, ele encerrará o ciclo no esporte com 328 GPs disputados, 29 vitórias e dois títulos, ambos na 125 c.c.
"Vai ser minha última corrida e eu ainda não sei o que se passa na minha cabeça, mas eu quero fazê-la da melhor forma possível", concluiu o italiano, que teve passagem por equipes que usaram motos Aprilia, Yamaha, Honda, Ducati e Suzuki.
Loris Capirossi conseguiu o melhor tempo no último treino livre do Grande Prêmio de Estoril, da MotoGP
Neste domingo, o italiano Marco Simoncelli morreu após sofrer grave acidente envolvendo o americano Colin Edwards e o compatriota Valentino Rossi, durante o Grande Prêmio da Malásia da Moto GP; seu estilo arrojado já foi alvo de críticas de alguns rivais da modalidade. Relembre a carreira do piloto:
Foto: Getty Images
Em 2006 o Simoncelli, após destaque no motociclimo italiano, ingressou na disputa da 250 cc, segunda categoria mais importante do esporte e que em 2010 passou a ser chamada de Moto2; o auge veio em 2008 com o título de campeão, mesmo com uma moto (da Gilera) considerada inferior as dos demais competidores
Foto: Getty Images
Sempre irreverente, Simoncelli comemorou muito seu único título mundial; a corrida que decretou a conquista do italiano foi justamente na Malásia
Foto: AP
Em 2010, já na MotoGP, com a equipe da Gresini, Simoncelli conseguiu completar 16 das 18 corridas disputadas, terminando o campeonato na 8º colocação, com 125 pontos conquistados
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Seu jeito brincalhão sempre cativou as pessoas que trabalharam à sua volta; com seu empresário, Carlo Pernat, tinha uma relação muito íntima
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Seu estilo arrojado de dirigir chegou a ser criticado por seus companheiros de MotoGP
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Já nesta temporada, durante o GP de Le Mans, na França, em uma manobra arriscada, Simoncelli ultrapassou o espanhol Dani Pedrosa ilegalmente em uma curva e acabou acertando o rival, que caiu da moto e quebroua clavícula direita; convocado pela direção da categoria para prestar esclarecimentos sobre o incidente, o italiano reconheceu que errou
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No GP da Catalunha, também nesta temporada, Simoncelli conquistou sua primeira pole position na MotoGP; sem repetir o bom desempenho do treino classificatório, o italiano terminou a corrida apenas na sexta posição
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Perto de conquistar seu primeiro pódio na MotoGP, Simoncelli, que estava na terceira colocação do GP de Silverstone de 2011, foi vítima da pista molhada e abandonou a disputa em solo inglês há 10 voltas do fim
Foto: Getty Images
O primeiro pódio do piloto na principal categoria do motociclismo veio com o terceiro lugar no GP de Brno, na República Checa