Mortal, Rebeca Andrade e shows de arrepiar: Jogos de Inverno são inaugurados em Milão
Competição sediada em Milão e Cortina teve seu pontapé inicial nesta sexta-feira, 6
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina começou oficialmente nesta sexta-feira, 6, com uma Cerimônia de Abertura que ocorreu simultaneamente em todas as cidades que serão palco de alguma modalidade. Além das sedes, Livigno e Predazzo também fizeram parte do evento.
Um grupo de modelos desfilou em três filas, cada uma com uma das cores da Itália. Ao fundo, uma delas trouxe a bandeira para que acontecesse o canto do hino nacional na voz da cantora Laura Pausini.
The Italian Tricolour Flag is brought to life in incredible style. ???#OpeningCeremony | #MilanoCortina2026 pic.twitter.com/sli4OIQ1Ji
— The Olympic Games (@Olympics) February 6, 2026
Formação dos anéis olímpicos e entrada dos atletas
A cerimônia dos Jogos de Inverno seguiu para a formação dos anéis olímpicos, símbolo do torneio e do movimento do olimpismo. Eles foram erguidos no topo do San Siro.
Na sequência, aconteceu a entrada das delegações de todos os países presentes na Olimpíada de Milão-Cortina. O Brasil foi o 14º a entrar, liderado pelos porta-bandeiras Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, e Nicole Silveira, do skeleton.
BRASIIIIL
Não teve jeito, o San Siro se levantou com a entrada do @timebrasil na Cerimônia de Abertura! E o mesmo aconteceu nas outras sedes #MilanoCortina2026 #JogosOlimpicos pic.twitter.com/kpsj4Qkjbt
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) February 6, 2026
Um destaque na entrada brasileira foi o mortal dado por Pat Burgener, atleta do snowboard, que levantou o público presente em Livigno. O mesmo ocorreu em Cortina, com a dança de Nicole e de outros competidores do país.
o cara dando MORTAL o brasil é a bia do bras mesmo#olimpiadasdeinverno #nevounaglobo pic.twitter.com/Tu3QGCSu0d
— mia (@magicalvolley) February 6, 2026
Vem no passinho do Brasil nas Olimpíadas de Inverno! Dança, Milão-Cortina #OlimpíadasdeInverno #OlimpíadasNoGe #NevouNaGlobo #MilanoCortina2026 pic.twitter.com/AU5uuLZ22L
— ge (@geglobo) February 6, 2026
Discursos e acendimento da pira
Após o desfile dos países, a Cerimônia de Abertura realizou uma viagem em diversas eras dos Jogos Olímpicos de Inverno. A apresentação antecedeu os discursos de abertura de Giovanni Malagò e Kirsty Coventry.
Kirsty, inclusive, discursou pela primeira vez em um grande evento desde que assumiu a presidência do COI, em junho do ano passado. Nascida no Zimbábue, ela é ex-nadadora (dona de sete medalhas olímpicas) e é a primeira mulher a ocupar este cargo na entidade.
Por fim, Andrea Bocelli soltou a voz em performance que marcou o começo do acendimento da pira olímpica. Depois da passagem da tocha por nomes importantes do esporte italiano e da mensagem de paz da atriz Charlize Theron, a brasileira Rebeca Andrade ajudou a levar a bandeira olímpica.
É ela, orgulho do Brasil!
Rebeca Andrade ao lado de Eliud Kipchoge,indy Ngamba, Pita Taufatofua e outras lendas Olímpicas carregando a bandeira Olímpica.#MilanoCortina2026 #JogosOlimpicos pic.twitter.com/VWY27g5VyJ
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) February 6, 2026
Em Milão, Alberto Tomba e Deborah Compagnoni, ambas lendas italianas do esqui alpino, foram os responsáveis por acender a pira. Já em Cortina, quem realizou o feito foi Sofia Goggia, também do esqui.