Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mortal, Rebeca Andrade e shows de arrepiar: Jogos de Inverno são inaugurados em Milão

Competição sediada em Milão e Cortina teve seu pontapé inicial nesta sexta-feira, 6

6 fev 2026 - 19h41
(atualizado às 19h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Anéis Olímpicos na Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina
Anéis Olímpicos na Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina
Foto: Reprodução/X/@Olympics / Estadão

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina começou oficialmente nesta sexta-feira, 6, com uma Cerimônia de Abertura que ocorreu simultaneamente em todas as cidades que serão palco de alguma modalidade. Além das sedes, Livigno e Predazzo também fizeram parte do evento.

Um grupo de modelos desfilou em três filas, cada uma com uma das cores da Itália. Ao fundo, uma delas trouxe a bandeira para que acontecesse o canto do hino nacional na voz da cantora Laura Pausini.

Formação dos anéis olímpicos e entrada dos atletas

A cerimônia dos Jogos de Inverno seguiu para a formação dos anéis olímpicos, símbolo do torneio e do movimento do olimpismo. Eles foram erguidos no topo do San Siro.

Na sequência, aconteceu a entrada das delegações de todos os países presentes na Olimpíada de Milão-Cortina. O Brasil foi o 14º a entrar, liderado pelos porta-bandeiras Lucas Pinheiro Braathen, do esqui alpino, e Nicole Silveira, do skeleton.

Um destaque na entrada brasileira foi o mortal dado por Pat Burgener, atleta do snowboard, que levantou o público presente em Livigno. O mesmo ocorreu em Cortina, com a dança de Nicole e de outros competidores do país.

Discursos e acendimento da pira

Após o desfile dos países, a Cerimônia de Abertura realizou uma viagem em diversas eras dos Jogos Olímpicos de Inverno. A apresentação antecedeu os discursos de abertura de Giovanni Malagò e Kirsty Coventry.

Kirsty, inclusive, discursou pela primeira vez em um grande evento desde que assumiu a presidência do COI, em junho do ano passado. Nascida no Zimbábue, ela é ex-nadadora (dona de sete medalhas olímpicas) e é a primeira mulher a ocupar este cargo na entidade.

Por fim, Andrea Bocelli soltou a voz em performance que marcou o começo do acendimento da pira olímpica. Depois da passagem da tocha por nomes importantes do esporte italiano e da mensagem de paz da atriz Charlize Theron, a brasileira Rebeca Andrade ajudou a levar a bandeira olímpica.

Em Milão, Alberto Tomba e Deborah Compagnoni, ambas lendas italianas do esqui alpino, foram os responsáveis por acender a pira. Já em Cortina, quem realizou o feito foi Sofia Goggia, também do esqui.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade