PUBLICIDADE

Lutas

"Rei dos nocautes", Cigano brinca sobre levar "gigante" para o chão

28 mar 2012 - 08h27
(atualizado às 08h31)
Compartilhar

Conhecido no Ultimate Fighting Championship pelo boxe afiado e o grande poder de nocaute, Junior "Cigano" dos Santos terá pela frente, na sua primeira defesa de título dos pesos pesados da organização, um adversário que tem exatamente as mesmas características: o "gigante" holandês Alistair Overeem. E apesar de o combate colocar frente a frente dois lutadores tidos como strikers, o brasileiro deixou no ar, em tom de brincadeira, que pode surpreender e mudar a estratégia.

» De A a Z: saiba tudo sobre o campeão Anderson Silva

"Eu acho que ele (Overeem) é muito bom em pé, tem muita habilidade. Ele é um striker, eu também, e alguém será nocauteado. Ou vocês vão ver strikers tentando takedowns (quedas)", disse o campeão, bem-humorado.

Cigano tem 14 vitórias em 15 lutas profissionais no MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês), e nada menos que 10 dos triunfos vieram por nocaute. Outros dois foram por decisão dos juízes, e mais dois por finalização.

Porém, a única luta que o catarinense resolveu no chão foi em 2006, ainda no início da carreira: a outra vitória categorizada como "finalização" foi na verdade um soco que prejudicou a visão de Mirko "Cro Cop" e impediu a lenda croata de continuar no combate, no UFC 103, em 2009. Apesar da predominância de nocautes com a luta em pé, Cigano não é um novato na luta de chão: é dono de uma faixa marrom de Brazilian Jiu-jitsu.

Overeem, por sua vez, tem um cartel bem mais diversificado: de suas 36 vitórias, foram 15 nocautes, 19 finalizações e duas decisões. Apesar de ser famoso pelo kickboxing devastador, o atleta de 1,96 m e 119 kg sabe muito bem se virar no chão, e acumula três lutas profissionais de wrestling, com três vitórias. O combate entre o brasileiro e o holandês pelo cinturão dos pesados acontece em 26 de maio, em Las Vegas (EUA), pelo UFC 146.

Cigano (esq) confia em seu boxe, mas deixa no ar a possibilidade de tentar finalizar Overeem
Cigano (esq) confia em seu boxe, mas deixa no ar a possibilidade de tentar finalizar Overeem
Foto: UFC / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade