Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MMA

Cigano pode abrir caminho para Brasil ter 5 campeões no UFC até março

19 out 2013 - 07h33
(atualizado às 07h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Ao longo da história, quase sempre houve um equilíbrio no número de americanos e brasileiros campeões do Ultimate Fighting Champsionship (UFC). Recentemente, isso ameaçou mudar, já que Anderson Silva perdeu o título dos pesos médios e seus compatriotas pareciam distantes de alguma conquista. Mas essa tendência pode ser revertida a partir deste sábado: se Junior Cigano vencer Cain Velasquez no UFC 166, o Brasil terá a chance de, até março de 2014, reunir cinco cinturões no País.

Não será uma missão fácil, porém. Atualmente apenas dois brasileiros são campeões do UFC: José Aldo é o atleta dominante entre os pesos penas e Renan Barão está com o título interino dos galos. As chances de novas conquistas estão nas mãos e nos pés de Junior Cigano, Anderson Silva e Glover Teixeira.

Veja a seguir a situação de cada um deles e como podem colaborar para que o Brasil volte a ser protagonista no UFC:

Junior Cigano 

<p>Junior Cigano já foi campeão dos pesos pesados, mas perdeu o título exatamente para Cain</p>
Junior Cigano já foi campeão dos pesos pesados, mas perdeu o título exatamente para Cain
Foto: Allan Brito / Terra

Neste sábado, o brasileiro vai enfrentar pela terceira vez o americano Cain Velasquez, agora em Houston, no Texas, pelo UFC 166. Ambos já venceram um combate e agora farão o tira-teima para decidir quem é o melhor peso pesado da atualidade.

Caso Cigano não vença, é provável que outro brasileiro tenha a chance de lutar pelo mesmo cinturão: Fabricio Werdum tem sido apontado como próximo desafiante ao título, mas o combate não está marcado e não deve acontecer antes de março de 2014.

Anderson Silva

Anderson Silva e Chris Weidman evitaram provocações e trocaram elogios no Rio de Janeiro
Anderson Silva e Chris Weidman evitaram provocações e trocaram elogios no Rio de Janeiro
Foto: Alexandre Loureiro/ Inovafoto/ UFC / Divulgação

Foram anos de domínio até que Chris Weidman destruísse o reinado de Anderson no UFC. A vitória do americano aconteceu em julho e logo foi anunciada a data da revanche - no dia 28 de dezembro, em Las Vegas, o brasileiro terá a chance de levar novamente para seu País o cinturão dos pesos médios.

Assim como entre os pesos pesados, há um plano B caso Anderson não vença: Ronaldo Jacaré chegou com força no UFC e já é visto como um possível postulante ao cinturão. Mas é provável que ele precise de mais uma vitória antes de lutar pelo título.

Glover Teixeira

<p>Glover Teixeira não perde desde 2005, mas enfrentará outro atleta que parece imbatível, Jon Jones</p>
Glover Teixeira não perde desde 2005, mas enfrentará outro atleta que parece imbatível, Jon Jones
Foto: Getty Images

A luta ainda não tem data marcada, mas o presidente do UFC, Dana White, já confirmou: Glover Teixeira será o próximo adversário de Jon Jones, o campeão absoluto dos meio-pesados. No máximo até março os dois colocarão em jogo suas sequências invictas: o brasileiro não perde desde 2005, enquanto Jones está imbatível desde 2009.

Neste caso, se Glover não vencer, o Brasil vai demorar para se aproximar do cinturão novamente. Afinal, atletas do País que eram destaque na categoria antigamente, como Lyoto Machida e Mauricio Shogun, estão em baixa. O primeiro inclusive vai tentar lutar entre os pesos médios agora.

José Aldo

Quando foi perguntado por um fã sobre as chances de Demian contra Jake Shields, ele surpreendeu ao já falar de GSP
Quando foi perguntado por um fã sobre as chances de Demian contra Jake Shields, ele surpreendeu ao já falar de GSP
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

É possível que Aldo coloque o cinturão dos pesos pena em jogo até março, mas há grandes dúvidas sobre isso. O principal problema é que o brasileiro está lesionado e só definirá seu futuro quando se recuperar. Além disso, há a possibilidade uma superluta entre Aldo e o campeão dos leves, Athony Pettis, o que provavelmente não valeria um título.

Se ficar mesmo em sua categoria e se recuperar rapidamente, José Aldo deve enfrentar Ricardo Lamas até março para tentar manter no Brasil o cinturão dos pesos pena.

Renan Barão

Renan também aproveitou outra oportunidade para mostrar seu lado brincalhão. Apenas uma mulher se arriscou a fazer alguma pergunta para os lutadores em Barueri e ela questionou exatamente sobre o crescimento do MMA feminino
Renan também aproveitou outra oportunidade para mostrar seu lado brincalhão. Apenas uma mulher se arriscou a fazer alguma pergunta para os lutadores em Barueri e ela questionou exatamente sobre o crescimento do MMA feminino
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Nem parece, mas o cinturão de Renan ainda é interino. O campeão linear, Dominick Cruz, está lesionado desde 2011 e ainda não sabe se estará recuperado no começo de 2013. Dana White está incomodado com a situação e cogita dar o título definitivo para Barão mesmo sem uma luta entre os dois campeões.

Além de Barão, o Brasil ainda tem outro nome de destaque entre os galos: Raphael Assunção venceu T.J. Dillashaw recentemente, confirmou sua ótima fase com cinco vitórias seguidas e deve lutar pelo cinturão em breve.

* O repórter viajou a convite do UFC

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade