PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Judô brasileiro estreia com mira na liderança em medalhas do País

27 jul 2012 - 22h29
(atualizado em 28/7/2012 às 00h59)
Compartilhar

Sarah Menezes e Felipe Kitadai começam, neste sábado, o ambicioso projeto de transformar o judô na modalidade esportiva mais premiada do Brasil na história das Olimpíadas. O judô brasileiro conquistou 15 medalhas em todas os Jogos - uma a menos do que a vela e o vôlei (se consideradas juntas as categorias de quadra e praia).

» Veja e vote nas atletas que brigam para entrar na lista das mais belas

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Coloque as notícias sobre a Olimpíada no seu site

» Veja a agenda completa para os Jogos de Londres

A equipe que veio a Londres 2012 gera grandes expectativas da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), já que o país vem aos poucos se tornando uma das potências no esporte. Além do Brasil, só Japão e França trouxeram atletas para competir em todas as 14 categorias de peso. Entre os brasileiros, apenas quatro não estão entre os dez melhores do mundo nos seus rankings.

A CBJ afirma que se cada país tivesse direito a trazer dois atletas por faixa de peso, o Brasil teria 20 judocas competindo. Durante a preparação da equipe, na cidade de Sheffield, o técnico Ney Wilson disse que a meta da seleção é obter quatro medalhas - sendo pelo menos uma delas de ouro. Outra meta é chegar em ao menos uma das finais femininas.

Ainda assim, as 15 medalhas olímpicas conquistadas pelo judô até hoje deixam o Brasil distante das grandes potências da modalidade - Japão, que tem 65 medalhas olímpicas no judô, além de França e Coreia do Sul, ambas com 37 medalhas.

Número um

Sarah Menezes, que começa concorrendo neste sábado, é uma das esperanças da CBJ. A piauiense de 22 anos é a terceira colocada no ranking mundial da categoria ligeiro, de até 48kg - a mais leve do judô.

A atleta está em sua segunda olimpíada e já traz no currículo dois títulos no Mundial Sub-20. Recentemente, ela conquistou um Grand Slam em Moscou, derrotando a belga Charline Van Snick e a romena Alina Dumitru - que foi medalhista de ouro em Pequim 2008.

Sarah não terá pela frente a número um na categoria, Haruna Asami, que se machucou antes dos Jogos. Sua principal adversária é Tomoko Fukimi, outra japonesa. Outra adversária considerada difícil é Paula Pareto, que ganhou o bronze em Pequim 2008 - a primeira medalha olímpica da história do judô argentino.

Já Felipe Kitadai é o 14º colocado na categoria de até 60 kg e não está entre os favoritos a uma medalha. Ele faz em Londres a sua estreia em Olimpíadas. As maiores esperanças do Brasil entram no tatame na próxima semana. Leandro Guilheiro - que conquistou o bronze em Atenas 2004 e em Pequim 20008 - e Mayra Aguiar são os atuais primeiros colocados em suas categorias.

Apesar da posição de destaque, os judocas não vêem a liderança no ranking como uma vantagem na véspera dos Jogos. "Adorei ser a número um do ranking e vou levar isso para a vida toda. Mas é algo que já passou. Nos Jogos Olímpicos não vou ter nenhuma vantagem por ser a primeira", afirma Mayra Aguiar, que compete na categoria até 78kg.

"Não é tão bom ser o líder do ranking como muitos acham. Na verdade, vejo muitas desvantagens em ser o número um. Nos últimos tempos, por exemplo, tem sido cada vez mais difícil lutar, e alguns atletas que eu ganhava com facilidade se tornaram adversários duros", disse Guilheiro, durante a preparação para os Jogos de Londres.

Os principais adversários do brasileiro na categoria de até 73 kg são o alemão Ole Bischof - medalhista de ouro em Pequim 2008 - e o coreano Kim Jae-Bum, que eliminou Guilheiro na competição de quatro anos atrás.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,, fotos participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Sarah Menezes, que luta neste sábado, é uma das esperanças de medalha do Brasil
Sarah Menezes, que luta neste sábado, é uma das esperanças de medalha do Brasil
Foto: Getty Images
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade