Brasil fecha Grand Slam com 5º lugar de Luciano Correa
Encerrando a participação brasileira no Grand Slam de Tóquio, o judoca Luciano Correa ficou com a quinta posição. O meio pesado venceu três lutas, mas perdeu a disputa do bronze para o holandês Henk Grol na madrugada deste domingo. No pesado, Rafael Silva e David Moura perderam para os japoneses Keita Iwao e Daiki Kamikawa. Assim, o Brasil fecha o torneio somando apenas a medalha de bronze de Rafaela Silva.
Luciano venceu o italiano Domenico De Guida por wazari. Na sequencia, bateu o chinês Kai Hu por ter tido uma punição a menos. Mas nas quartas de final o brasileiro perdeu para o francês Cyrille Maret, mas conseguiu passar por Kaihan Takagi na repescagem e se classificar para a disputa do bronze contra o holandês Henk Grol, mas acabou sendo derrotado.
Na noite de sábado, Victor Penalber também chegou perto de uma medalha, mas perdeu a disputa do bronze para o georgiano Avtandili Tchrikishvili, número um do mundo. Outro brasileiro foi Alex Pombo, derrotado para o japonês Hiroyuki Akimoto ainda na estreia.
"Fiz algumas boas lutas, mas também fui precipitado em alguns momentos e, nesses vacilos, acabei deixando a medalha escapar", disse Victor, que começou com vitória sobre o mongol Dagvasuren Nyamsuren por ippon. Na sequência, derrotou o japonês Hayato Watanabe e conseguiu um ippon e um wazari. Nas quartas de final, acabou caindo ante Sergiu Toma, dos Emirados Árabes Unidos.
Victor saiu perdendo por um yuko e uma punição, e na busca da virada, sofreu o ippon e foi para a repescagem, onde venceu o belga Joachim Bottieau, no golden score, porque o adversário foi punido. Na disputa pelo pódio, acabou derrotado para o Tchrikishvili ao sofrer o ippon a menor de um minuto e meio para o fim.
Os 11 atletas da equipe verde-amarela seguem treinando no Japão até o dia 11 de dezembro. Dois dias depois será realizada a terceira etapa da Seletiva para as Olimpíadas do Rio 2016, que vai definir os atletas que farão parte da equipe nacional até o fim do ano olímpico. O próximo compromisso da Seleção Brasileira de Judô será o treinamento de campo internacional na cidade de Mittersill, na Áustria, entre 6 e 16 de janeiro.
Neste domingo também se encerra a Seletiva Nacional das Equipes de Base, segundo evento-teste do Centro Pan-americano de Judô, com mais de 800 atletas participantes.