Liga Supremo é a primeira fora dos EUA a adotar o VAR no pickleball
Liga Supremo lança novidade no esporte que mais cresce nos Estados Unidos e tem até LeBron James como um dos investidores.
Febre mundial, o pickleball desembarcou há pouco tempo no Brasil, mas por aqui já lançou uma novidade de peso internacional: a Liga Supremo, referência nacional na modalidade, foi a primeira fora dos Estados Unidos a adotar o VAR em suas partidas. A estreia aconteceu na segunda etapa Chilli Beans da temporada, de 21 a 23 de março, em Governador Valadares (MG).
O evento, realizado no Valadares Pickleball Clube, reuniu cerca de 300 atletas do Brasil e da América Latina para disputas nas categorias mistas, duplas e simples, em diferentes níveis técnicos. Com regras simples, raquetes leves e quadras menores, a modalidade proporciona partidas dinâmicas e de baixo impacto, ideais para todas as idades.
Na etapa de Governador Valadares, berço do pickleball no Brasil, o VAR foi utilizado em caráter de teste, restrito a um desafio por competidor em cada jogo. A experiência foi considerada um sucesso tanto pela organização quanto por atletas e árbitros.
"Foi unânime: o VAR veio para ajudar. Ele foi decisivo em alguns dos jogos mais importantes do evento. Os atletas também souberam usar com muito respeito e equilíbrio. Entregamos um bom resultado na operação, com um bom ambiente para análise da arbitragem", avaliou Paulo Cantoli, CEO da Liga Supremo.
A introdução do VAR é mais um passo da Liga Supremo para construir um ecossistema profissional e sustentável para o pickleball no Brasil. Inspirado nas grandes ligas dos Estados Unidos, a competição foi criada em 2024 já com elevado nível de infraestrutura e apoio para os atletas - para a temporada 2025, estão previstos mais de R$ 2 milhões em premiações.
A Liga confia que o pickleball pode repetir no Brasil o sucesso alcançado nos Estados Unidos, onde é o esporte que mais cresce, chegando a mais de 300% nos últimos quatro anos. A modalidade já conta com quase 20 milhões de praticantes no país, incluindo grandes personalidades e atletas, como LeBron James, que recentemente adquiriu uma franquia da Major League Pickleball.
O reflexo de tamanho investimento da Liga Supremo se vê nas quadras: a etapa de Governador Valadares contou com os principais nomes do pickleball da América Latina, proporcionando um evento do mais alto nível para os torcedores que lotaram as arquibancadas nos três dias de competição.
"O nível técnico do evento foi fora da curva. Tivemos o mais alto nível do esporte na América Latina, sem dúvidas alguma. Essa é a nossa proposta: que a Liga Supremo seja a casa dos melhores. E isso valeu também para a arbitragem e para o público presente, que deu um show nas arquibancadas", disse Cantoli.
Principal categoria do evento, o Open Simples teve como campeões Kym Sze, no masculino, e Marcela Donatoni, no feminino. Juntos, eles também conquistaram o título de duplas mistas. Donatoni ainda levantou a taça ao lado de Patty Boson nas duplas femininas, enquanto Caio Silva e Hugo Dojas levaram a melhor nas masculinas.
A próxima etapa da Liga Supremo será disputada em Santos (SP), de 1º a 4 de maio.