PUBLICIDADE

LANCE!

Tempo de recuperação, tratamento e cuidados: entenda a lesão de Pedro

LANCE! ouviu o diretor de saúde do Fluminense para entender o que é a lesão sofrida por Pedro, como será a recuperação e o tempo necessário para voltar aos gramados

28 ago 2018 - 08h04
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Pedro sofreu uma lesão e deixou a torcida do Fluminense aflita. Após cair no gramado e pedir substituição contra o Cruzeiro, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, foi constatado que um estiramento no ligamento do joelho direito do atacante. Tempo de baixa: entre 20 dias e um corte da Seleção Brasileira. Entre a aflição e o alívio por não ser algo mais grave, entram as perguntas sobre o problema sofrido pelo camisa 9.

Pedro deixou o gramado chorando, mas a lesão não foi tão grave quanto aparentou (Foto: Fernando Michel)
Pedro deixou o gramado chorando, mas a lesão não foi tão grave quanto aparentou (Foto: Fernando Michel)
Foto: Lance!

O diagnóstico e o tratamento de Pedro está sendo liderado pelo chefe do departamento médico Douglas Santos, que está responsável por conduzir medicamente o caso. Procurando entender melhor a situação, o LANCE! entrou em contato com Michael Simoni, diretor de saúde do Fluminense, para saber sobre a lesão sofrida pelo camisa 9 tricolor.

O que é um estiramento no ligamento do joelho?

Isso é o nome que se dá a lesão onde o joelho vai além do raio de direção que deveria ir. Os ligamentos servem para impedir que os joelhos dobrem para direções que não são corretas. Na hora da lesão do Pedro, um desses ligamentos deu uma estirada, foi um pouco além e causou essa lesão.

Opção por não operar e diferença entre os ligamentos

A gravidade da lesão do Pedro fez com que não fosse necessário um procedimento operatório. É importante citar que o ligamento que operam é o cruzado anterior, que fica na parte interna do joelho e serve para estabilizar se ele vai para frente ou para trás.

Como é realizado o tratamento para lesões como a do Pedro?

O período inicial é analgésico, para conter a dor. Uso de anti-inflamatórios, tirar a ação exagerada de cima do joelho. Você realizar o tratamento analgésico e fisioterápico e no local e vai tendo a resposta com o dia a dia. Por ser um estiramento, e não uma ruptura, você pode ter essa resposta.

Quanto tempo em média será preciso para recuperação?

Em geral, se dá uma expectativa de retorno de 20 dias, mas pode variar para um lado ou para o outro. É muito pouco tempo ainda para você precisar quanto tempo irá demorar a recuperação. As respostas virão no dia a dia.

Pedro vai precisar se readaptar?

Dentro do tratamento, ele vai entrar em questão dinâmica, para preservar a forma física. Óbvio que qualquer jogador demanda de um tempo para readquirir o ritmo. Pode ser uma lesão de joelho, no tornozelo ou muscular. O ritmo é interrompido, o treinamento cai, mas isso é variável.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade