1 evento ao vivo

L! mostra as datas de início dos principais Estaduais pelo Brasil

Carioca e Cearense já estão em fase preliminar. Outras oito competições regionais terão o pontapé inicial já na próxima semana

7 jan 2019
15h01
atualizado às 15h01
  • separator
  • comentários

O ano de 2019 ainda está nos primeiros dias, mas os clubes não terão muito tempo para treinar. Devido a disputa da Copa América, que acontece em junho, no Brasil, o calendário do futebol nacional, assim como aconteceu no ano passado, precisou ser antecipado. Sendo assim, os Estaduais já estão próximos de seus respectivos inícios.

Dois deles, inclusive, já estão em fases preliminares: Carioca e Cearense. Outros oito, entre os principais do Brasil (Paulista, Mineiro, Gaúcho, Paranaense, Catarinense, Goiano, Pernambucano e Baiano), terão o pontapé inicial já na próxima semana. O L! mostra abaixo o guia de cada um deles.

Estaduais, assim como aconteceu em 2018, terão início no meio de janeiro (Foto: Divulgação)
Estaduais, assim como aconteceu em 2018, terão início no meio de janeiro (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

CARIOCA

O Botafogo é o atual campeão do Carioca (Foto: Vitor Silva/SSPress)

O Campeonato Carioca foi iniciado antes mesmo da chegada de 2019. A fase preliminar, chamada de seletiva, conta com seis clubes jogando em turno único e teve a primeira rodada ainda em 2018. Os dois primeiros são classificados para a segunda fase com as outras 14 equipes, entre elas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Os quatro que restarem jogam o "Grupo da Morte" para saber quem será rebaixado. O início da Taça Guanabara, primeiro turno, acontece no dia 20.

PAULISTA

O Corinthians é o atual campeão estadual (Foto: Divulgação)

A Fórmula de disputa do Campeonato Paulista é a mesma dos últimos anos: 16 clubes divididos em quatro grupos e jogando contra os adversários de fora de suas chaves. Os dois primeiros de cada módulo se classificam para as quartas de final, enquanto os dois piores times são rebaixados. A primeira rodada acontece no próximo sábado, dia 19.

MINEIRO

O Cruzeiro é o atual campeão estadual Divulgação

O Campeonato Mineiro também terá seu pontapé inicial na próxima semana, mas especificamente no próximo sábado, dia 19. 12 equipes disputam a primeira fase em turno único. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final (1x8, 2x7, 3x6 e 4x5). Os dois últimos serão rebaixados.

GAÚCHO

O Grêmio é o atual campeão no Rio Grande do Sul Divulgação

O gauchão também terá início no próximo domingo, dia 20. 12 equipes disputam a primeira fase em turno único. Os oito primeiros se classificam para as quartas de final (1x8, 2x7, 3x6 e 4x5). Os dois últimos serão rebaixados.

PARANAENSE

O Athletico é o atual campeão do Paraná (Foto: Geraldo Bubniak)

O Campeonato Paranaense reunirá 12 equipes divididas em dois grupos. Serão dois turnos, onde em um os rivais se enfrentam dentro da própria chave, e também as do outro módulo. Se classificam para a semifinal os dois melhores colocados. As duas equipes de pior aproveitamento nos dois turnos serão rebaixados. A primeira rodada começa no dia 19.

BAIANO

O Bahia é o atual campeão local Divulgação

São dez equipes que na primeira fase se enfrentam em turno único. Os quatro melhores se classificam para a semifinal da competição, enquanto o último colocado será rebaixado. A primeira rodada começa no próximo sábado, dia 19.

PERNAMBUCANO

O Náutico é o atual campeão estadual Reprodução

O Pernambucano deste ano será disputado por dez clubes em turno único. Os oito melhores avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados. A primeira rodada da competição acontece no próximo sábado, no dia 19.

CATARINENSE

O Figueirense é o atual campeão estadual Divulgação

O Campeonato Catarinense deste ano será disputado por dez equipes, no sistema de pontos corridos, em turno e returno. As quatro melhores equipes avançam para a semifinal, enquanto as duas piores serão rebaixadas. A primeira rodada acontece no dia 16.

CEARENSE

O Ceará é o atual campeão estadual LC Moreira

Assim como o Campeonato Carioca, a competição no Ceará já começou. Nesta primeira etapa, oito clubes se enfrentam. Seis avançam e se juntam a Ceará e Fortaleza. Os dois últimos serão rebaixados.

GOIANO

O Goiás é o atual campeão estadual Vitor Monteiro

O campeonato possui 12 clubes divididos em dois grupos. Eles jogam contra rivais de dentro e de fora de suas chaves em dois turnos. Os oito melhores times, independente de grupo, avançam para as quartas de final. Os dois piores serão rebaixados. A competição começa no próximo sábado.

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade