PUBLICIDADE

LANCE!

Entenda como funciona o critério de desempate por cartões nessa Copa

Pela primeira vez na história do Mundial, fair-play pode classificar seleções às oitavas

25 jun 2018 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários

O recurso do árbitro de vídeo tem sido o destaque entre as inovações desta edição da Copa do Mundo, mas outra novidade pode ser bem mais decisiva que o VAR na hora de determinar quem avança às oitavas de final na Rússia.

AFP
AFP
Foto: Lance!

Após um teste feito na última edição da Copa das Confederações, a Fifa adotou oficialmente o fair-play como critério de desempate nesta Copa. Até 2014, saldo de gols e gols marcados eram os critérios de desempate e, caso necessário, o sorteio era o último recurso. Agora, a sequência é: saldo de gols, gols pró, confronto direto e pontos do fair-play. Geralmente critérios de último recurso nunca são necessários, mas três grupos na Rússia vivem a expectativa da recompensa pelo jogo limpo.

No Grupo B, Portugal e Espanha somam quatro pontos, o mesmo número de gols marcados e ainda empataram no confronto direto. Logo, é hora do cartão entrar em jogo: os espanhóis receberam apenas um cartão amarelo, contra dois de Portugal, e por isso lideram o grupo. As duas seleções entram em campo nesta segunda-feira e, caso vençam ou empatem pelo mesmo placar, será o número de cartões que decidirá o primeiro do grupo.

Se as duas seleções ibéricas perderem pelo mesmo placar, o fair-play entra em campo mais uma vez, mas para decidir quem fica em segundo. O Irã ficaria em primeiro, e Cristiano Ronaldo e cia decidiriam a segunda vaga com os espanhóis de acordo com o número de cartões.

O Grupo G vive situação semelhante. Com as goleadas de Inglaterra e Bélgica, as duas seleções europeias estão garantidas nas oitavas, eliminando Panamá e Tunísia. Agora, os dois times irão se enfrentar na última rodada para decidir o líder do grupo e quem terá 'vida fácil' no mata-mata. Atualmente, tanto Inglaterra como Bélgica tem seis pontos, o mesmo saldo de gols, oito gols marcados. Caso empatem no confronto direto, os ingleses levariam vantagem, pois receberam dois cartões amarelos, contra três dos belgas.

No Grupo H, o critério de fair-play decidiu até então o líder entre as quatro seleções: após jogo deste domingo, Senegal e Japão somam quatro pontos, com o mesmo saldo de gols (1) e número de gols pró (4 para cada). Assim, o úmero de cartões volta a ser decisivo: japoneses lideram o grupo por terem recebido 3 amarelos, contra 5 dos senegaleses.

Para a rodada decisiva, os cartões podem determinar quem fica com a vaga nas oitavas: caso Japão e Senegal sejam derrotados pelo mesmo placar, a Colômbia ficaria na primeira posição e o segundo lugar será decidido pelos cartões.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade