PUBLICIDADE

LANCE!

De técnico novo, Ceará estreia no Brasileirão goleando o CSA

Enderson Moreira fez primeiro jogo no comando do time alvinegro batendo o campeão alagoano

28 abr 2019 - 18h07
(atualizado às 20h06)
Compartilhar
Exibir comentários

32 anos depois, o Ceará novamente foi algoz do CSA em uma partida válida pela elite do futebol brasileiro. Se em 1987 o time cearense bateu o time alagoano na extinta Copa União no estádio Presidente Vargas por 4 a 0, dessa vez o mesmo marcador foi aplicado na Arena Castelão em compromisso que marcou a estreia de Enderson Moreira no time anfitrião.

Ceará x CSA
Ceará x CSA
Foto: JL Rosa / LANCE!

PERNA SALVADORA

Depois de começar "em cima" da equipe alagoana, a primeira vez onde o time cearense conseguiu se movimentar bem e criar duas ótimas oportunidades aos seis minutos, Ricardinho chutou para a defesa parcial de João Carlos. No rebote, o meio-campista mandou de cobertura e viu o volante Didira cortar a bola já na pequena área enquanto ela ia para o gol sem goleiro.

QUEM É QUE SOBE?

Depois de seguir sendo acoçado na defesa constantemente nos 10 minutos iniciais, a primeira vez que o CSA conseguiu efetivamente assustador o torcedor da casa presente no Castelão foi aos 14 com Patrick Fabiano. Em passagem de velocidade na sua característica mais latente, o lateral Apodi mandou bola na medida do atacante que, livre de marcação, testou no chão e viu ela passar perto da meta defendida por Diogo Silva.

DESSA VEZ ENTROU

Com 19 minutos, um lance bem treinado pela ofensiva do Ceará em cobrança de escanteio acabou resultando em cruzamento de Samuel Xavier na cabeça de Ricardo Bueno. O atacante foi preciso na conclusão que bateu no pé da trave esquerda de João Carlos antes de entrar para um verdadeiro desabafo do camisa 99 na comemoração. Tanto pela felicidade com o tento como em uma espécie de "resposta" ao torcedor que o criticou bastante na chegada da equipe a Arena Castelão.

OI, SUMIDO!

Com as jogadas do lado direito no ataque sendo concentradas quando Samuel Xavier subia e já concluía os lances, Leandro Carvalho pouco aparecia com a habitual força no confronto individual. Todavia, já na metade final da primeira etapa, ele mostrou seu valor se livrando de Luciano Castán e bateu cruzado, por baixo de João Carlos.

O mesmo Leandro apareceu de novo cinco minutos depois onde caiu dentro da área e a arbitragem marcou pênalti de Carlinhos no atacante do time cearense. Contudo, depois de ser acionado pela equipe do VAR, ele revisou o lance e decidiu por anular a sua marcação anterior.

VAR EM AÇÃO E POLÊMICA

Antes do final da primeira etapa, o árbitro de vídeo atuou de novo quando João Carlos deu um carrinho fora da grande área em Samuel Xavier e recebeu cartão amarelo mesmo com o assistente já tendo marcado anteriormente impedimento. Todavia, depois de nova verificação recorrendo a imagem, Adriano Milczvski alterou de amarelo para vermelho a punição ao camisa 1 do time alagoano e, apesar do impedimento marcado, a punição ao arqueiro foi mantida.

VITÓRIA SEM SUSTOS

O CSA até tentou amenizar o problema de ter um homem a menos com a entrada de Madson no lugar de Didira querendo segurar a bola no ataque e criar oportunidades para "voltar ao jogo". Mas a postura de controle exercida pelo time da casa foi, em boa parte do segundo tempo, colocar o ritmo da partida em volume mais morno.

Ainda deu tempo de João Lucas, entrando no segundo tempo no lugar de Thiago Carleto, receber bom passe dentro da grande área de Ricardo Bueno e fizesse o terceiro além de Ricardo Bueno (com direito a uma longa consulta do VAR em suspeita de toque de mão) fecharam a conta na capital cearense.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ X CSA

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)

Data-Hora: 28/04/2019 - 16 h (horário de Brasília)

Público-Renda: 12.550 - R$ 107.024,00

Árbitro: Adriano Milczvski (CBF-PR)

Assistentes: Rafael Trombeta (CBF-PR) e Daniel Henrique da Silva Andrade (CBF-DF)

VAR: Paulo Roberto Alves Júnior (CBF-PR)

Assistentes do VAR: Rodrigo D'alonso Ferreira (CBF-SC) e Evandro de Melo Lima (CBF-SP)

Cartões amarelos: -

Cartões vermelhos: João Carlos (CSA)

Gols: Ricardo Bueno (19'/1°T e 46'/2°T) (1-0 e 4-0), Leandro Carvalho (33'/1°T) (2-0) e João Lucas (35'/2°T) (3-0).

CEARÁ: Diogo Silva, Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Thiago Carleto (João Lucas, aos 31'/2°T); Fabinho, Auremir e Ricardinho (Fernando Sobral, aos 17'/2°T); Chico, Ricardo Bueno e Leandro Carvalho (Bergson, aos 23'/2°T). Técnico: Enderson Moreira.

CSA: João Carlos; Apodi, Gérson, Luciano Castán e Carlinhos; Dawhan, Bruno Ramires, Didira (Madson, no intervalo) e Matheus Sávio; Robinho (Jordi, aos 50'/2°T) e Patrick Fabiano (Cassiano, aos 26'/2°T). Técnico: Marcelo Cabo.

Veja também:

Juan diz que vai continuar no Flamengo e recebe homenagem do filho:

 

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade