'Poderia ir para qualquer clube do mundo': Piqué exalta decisão de Neymar de voltar ao Santos
Ídolo do Barcelona diz que o brasileiro fez bem ao retornar ao País e que atitude deve ser valorizada pelos torcedores
Aos 38 anos, Gerard Piqué guarda boas memórias do tempo em que atuou com Neymar no Barcelona. Integrante de uma geração de ouro do clube catalão, o espanhol é um fã declarado do talento do brasileiro e tentou, inclusive, demover o atacante da ideia de trocar o Barça pelo Paris Saint-Germain em 2017.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Apesar da tentativa, simbolizada, à época, especialmente pela postagem do ex-defensor de uma foto nas redes sociais com a legenda "se queda" [em português, fica], a dupla se separou com a ida de Neymar para a França. Juntos, porém, conquistaram diversos títulos, como o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes e a Supercopa da Espanha.
Agora aposentado, Piqué ainda segue de perto a carreira de Neymar e enalteceu a decisão do camisa 10 de voltar ao Brasil. "Ele poderia ter ido para qualquer clube do mundo e resolveu voltar ao Santos para jogar no seu País, na sua terra. Valorizo muito essa decisão, pois certamente teria melhores ofertas, mas resolveu voltar para casa", declarou, em entrevista exclusiva.
O campeão mundial com a Espanha na Copa de 2010 demonstra ter plena ciência da representatividade que o futebol possui no dia a dia do brasileiro. Por isso, para Piqué, ter estrela santista, mesmo já na reta final da carreira, atuando no Brasil, é uma oportunidade que deve ser aproveitada pelos torcedores, já que o camisa 10 é um ‘talento incomum’. "Ney tem um talento incrível, algo que eu nunca tinha visto. É certo que existem Messi e Cristiano, mas o talento inato de Ney é brutal, icônico."
Além do talento, a popularidade do camisa 10 da Vila Belmiro, inclusive, é um trunfo utilizado por Piqué na promoção da Kings League, um formato de futebol de sete estabelecido em 2022 pelo espanhol, unindo esporte e entretenimento.
Em 2026, o Brasil sediará a Copa do Mundo de Nações da modalidade, o que consolida a expansão da Liga em território nacional. "Desde o primeiro dia sabíamos que o Brasil era um País perfeito, por ser muito ligado ao futebol e ao futebol de sete. É como uma religião", analisou.
E parceria Neymar e Piqué voltou a acontecer na Kings League. Neymar é o presidente da Fúria FC, equipe que conquistou o título nacional na temporada de estreia. Para o espanhol, o atacante e a modalidade têm muito em comum. "Um dos maiores jogadores da história do país, e o Neymar gosta muito do show, de fazer parte de bons projetos", elogiou.
A edição do próximo ano da Kings League irá reunir equipes de cinco continentes. No evento de lançamento da temporada, que aconteceu em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no último sábado, 11, o Brasil foi sorteado no Grupo D, ao lado de Espanha, Catar e Peru. A cerimônia contou com a presença de personalidades esportivas e da internet como Kaká, Casimiro, Gaulês e a cantora Ludmilla, além de Neymar.
Na ocasião, foi revelado também que Ronaldo será o embaixador da Copa do Mundo. Após o anúncio, em um vídeo exibido no telão do teatro onde aconteceu a solenidade, o Fenômeno foi ovacionado pelo público. O torneio terá início em 3 de janeiro, e a final está marcada para o dia 17 do mesmo mês, no Allianz Parque, em São Paulo.