PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Canadá lembra Brasil na Copa e recepciona Pan em clima misto

Toronto tenta deixar de lado pessimismo das últimas semanas com Pan e chega ao raciocínio: "aproveitem pelo o que ele é"

10 jul 2015 - 14h09
(atualizado às 14h35)
Compartilhar
Exibir comentários

Finalmente se inicia um clima de Jogos Pan-Americanos em Toronto. A cidade, que fará a cerimônia de abertura nesta sexta-feira, começa a deixar de lado o clima de pessimismo e críticas das últimas semanas para recepcionar atletas, delegações, jornalistas e torcedores de todos os países das Américas. Pelo menos é essa a impressão que os jornais locais dão nesta sexta-feira. 

Não há protestos nas ruas até aqui, mas a situação lembra muito o Brasil na Copa do Mundo de 2014: havia uma aura de pessimismo e contrária ao Mundial, que foi se diluindo com o tempo. Toronto parece ter demorado um pouco mais, mas nesta sexta-feira chegou ao mesmo raciocínio dos brasileiros um ano atrás: "já que o Pan está aqui, que eles sejam ótimos e vamos nos divertir". 

Toronto ainda não está empolgada com Pan, mas começa a entrar no clima
Toronto ainda não está empolgada com Pan, mas começa a entrar no clima
Foto: Eduardo Palacio / Terra

O jornal Toronto Star, inclusive, utiliza a mensagem já em sua manchete: "é hora de simplesmente aproveitar o Pan-Americano pelo o que ele é". A publicação lembra que há trânsito causado pela disputa, há esportes e atletas que ninguém nunca ouviu falar, mas chega à conclusão: "quem se importa? Os Jogos estão aqui e, apesar de não ser uma Olimpíada, são uma celebração da excelência de atletas que trabalharam por anos pelo sonho de disputar um Pan". 

A publicação Toronto Sun está na mesma sintonia. Em um texto assinado por um jornalista local, há o relato sincero com a tradicional educação canadense: "nós pedimos desculpas, mas aproveitem o Pan". Desculpa pelo o quê? O texto cita o trânsito, as polêmicas vias de trânsito exclusivas para os Jogos que causam congestionamentos, os eventos disputados na longínqua Univeridade de York na hora do rush, o dinheiro público gasto pelo município, governo e federal...

Veja bastidores da montagem de espaço do COB para atletas:

O jornalista também lembra que o evento não é uma Olimpíada ("o Pan é a off-Broadway dos esportes"), mas que pode abrir caminho para uma. Em um editorial, o mesmo jornal dá boas vindas para os atletas e pede para a cidade "entrar no espírito dos Jogos". O texto tem tons ácidos de crítica política, mas pede o apoio popular para os esportistas que batalharam por uma vaga no Pan. 

O National Post faz um balanço geral dos Jogos que engloba tudo o que os outros periódicos citaram. Em um texto analítico, elegeu "o bom, o ruim e o feio do Pan-Americano  de 2015". O bom? Os atletas, os esportes, alguns dos novos complexos esportivos e um novo viaduto da cidade. O ruim? Atraso em obras, novo velódromo que deve virar "elefante branco", a ausência das estrelas das Américas e a dificuldade de assistir na TV. O feio? O custo do Pan em dinheiro público, o trânsito criado por causa da competição e a apatia dos locais que mostram desinteresse pelo Pan.

Cidade de Toronto espera sediar um ótimo Pan
Cidade de Toronto espera sediar um ótimo Pan
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Lembrou do Brasil em vários pontos? Pois é, neste clima, que a reportagem do Terra atestou nas duas últimas semanas na cidade, Toronto acenderá a chama na noite desta sexta-feira, em cerimônia de abertura no Rogers Center. O evento na região central da cidade, inclusive, é um dos poucos esgotados há meses. Provavelmente porque o Cirque du Soleil promete uma apresentação incrível, não por causa do Pan.   

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade