PUBLICIDADE

Pan inaugura loja... Mas comida de graça faz mais sucesso

Em inauguração de superloja em uma das principais praças de Toronto, distribuição de comida de graça faz mais sucesso que produtos

2 jul 2015 09h28
ver comentários
Publicidade

A organização dos Jogos Pan-Americanos de 2015 aproveitou o Dia Nacional do Canadá, feriado de quarta-feira em comemoração à independência do país, para inaugurar uma superloja dedicada somente ao evento. Situada em uma das principais praças do centro de Toronto, a inauguração não fez tanto sucesso em seu primeiro dia de vendas – as pessoas se dirigiram ao local mais para aproveitar a comida de graça do que propriamente para checar os produtos referentes à competição.

A localização da superloja não poderia ser melhor: fica na Nathan Philips Square, no centro da cidade canadense, onde também ocorrerão festivais culturais especiais para o Pan durante a competição – há ainda na praça um palco no qual medalhistas dos Jogos aparecerão para saudar torcedores.

Para o evento especial de inauguração, a organização programou diversas atividades no local. O mascote Pachi, espécie de porco espinho, tirou fotos com crianças – e assustou muitas delas também. Havia ainda DJs comandando o som, distribuição de adesivos de Toronto 2015, uma roda de futebol freestyle – com a bola da Copa de 2014 Brazuca, diga-se de passagem – e uma apresentação de cheerleaders que atraiu um bom número de espectadores. Nada, contudo, comparado à distribuição de comidas de graça.

Para turbinar a inauguração, os organizadores distribuíram cupcakes, algodão doce, pipoca e sorvetes, todos disputados em longas filas. De maneira esperta, Toronto 2015 obrigava as pessoas a retirarem um adesivo dentro da loja antes de pegar uma das comidas. Mesmo assim, o que se viu foi a superloja muitas vezes vazia e com pouco movimento nos caixas, enquanto fora longas filas se formavam pelos alimentos.

A reportagem do Terra ficou no local durante boa parte da tarde da última quarta e não viu a tendência mudar. Dos 14 caixas disponíveis dentro da superstore, apenas cinco funcionavam. Mesmo assim, em nenhum momento houve filas de clientes que compravam produtos do Pan – tal fato mostra o desânimo da cidade com a competição que tem a abertura oficial no dia 10 de julho. Poucas pessoas que aproveitaram a comida realmente interagiam com os Jogos.

Sem Phelps, Henrique Rodrigues aponta brasileiro como rival:

Organização acha movimento "ótimo"

Devido à necessidade de se retirar o adesivo para comer, muitas pessoas realmente entravam para ver os produtos – poucas, no entanto, compraram algo. Só pelo movimento, os organizadores dos Jogos ficaram felizes com a inauguração da superloja, que vinha sendo promovida por semanas por meio de redes sociais.

“Estamos muito satisfeitos com o movimento, tem sido ótimo. Por ser feriado também foi melhor, não há as pessoas que trabalham aqui no centro. Estar na Nathan Philips Square é excelente, também teremos a Panamania (festival cultural durante os Jogos aqui), acredito que o movimento irá crescer”, disse ao Terra Rick Romsbottom, vice-presidente de vendas de patrocínios na organização de Toronto 2015.

Cheerleaders fizeram apresentação em inauguração da superloja do Pan
Cheerleaders fizeram apresentação em inauguração da superloja do Pan
Foto: Eduardo Palacio / Terra

De uma coisa não se pode reclamar: a quantidade de produtos na loja é enorme. Há canecas, mochilas, bonecos, bonés, bolsas, pantufas, camisetas, agasalhos, calças, bermudas, broches, adesivos, óculos, bandeiras, canetas.... Os preços, por outro lado, não são muito agradáveis – camisetas custam 34 dólares canadenses (R$ 90) e um conjunto com três canetas sai por 12 dólares canadenses (R$ 30).

De acordo com Rick, alguns produtos já se destacam na procura. As camisetas das nações que disputam o Pan, os bonecos dos mascotes e broches do evento – este último para surpresa dos organizadores – têm sido os objetos de maior interesse do público.

Canetas custam a bagatela de 12 dólares canadenses
Canetas custam a bagatela de 12 dólares canadenses
Foto: Eduardo Palacio / Terra

 

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade