PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

João Victor Oliva ganha inédita medalha de prata individual no adestramento do Pan

25 out 2023 - 18h49
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira, João Victor Marcari Oliva fez história nos Jogos Pan-americanos ao ganhar a primeira medalha individual de prata do adestramento na história da competição. Montando Feel Good VO, o brasileiro garantiu o pódio totalizando 86,160% no GP Freestyle. Até então, a única medalha individual do País no esporte era do cavaleiro Orlando Facada, bronze no Pan de Caracas 1983.

Foto: João Victor Marcari Oliva e Feel Good VO: prata individual e por equipes (Luis Ruas / CBH) / Gazeta Esportiva

Os melhores 20 conjuntos (máximo de três por país) disputaram a grande final e o título ficou com Julio Mendonza Loor, equatoriano radicado nos Estados Unidos, que garantiu 86,160% motando Jewel's Goldstrike. O bronze ficou com a norte-americana Anna Marek e Fire Fly, dupla que foi ouro no Pan 2019. O brasileiro Renderson Silva de Oliveira, com Fogoso Campline, fechou a competição individual na quinta colocação, totalizando 80,095%.

"A primeira palavra que me ocorre é alegria. Estou muito feliz com o cavalo Feel Good, que trabalho desde que era muito novinho. Sempre acreditei nele. Estamos colhendo o nosso trabalho de muito tempo. Para chegar em um nível alto, é preciso programar, trabalhar com paciência e, principalmente, respeito ao animal. Onde cheguei hoje ainda não é o topo do pódio e quem sabe um dia conseguimos mais um degrau?", disse o brasileiro, que iniciou sua apresentação aos acordes da música Feeling Good (versão de Michael Buble).

Renderson Oliveira também se mostrou satisfeito com a própria performance alcançada nos Jogos Pan-Americanos. "Tentamos buscar o máximo de pontos, conseguimos novamente uma coisa inédita. Estou muito contente e quero parabenizar aos campeões. Fiquei em quinto, uma coisa espetacular para mim e que vai me dar mais vontade de trabalhar e voltar mais forte no próximo", declarou.

Já Paulo Cesar dos Santos, com Fidel da Sasa JE, dupla campeã sul-americana 2023, fechou com 71,175%, na 15ªcolocação. "Há poucos anos, eu nem pensava em disputar um Pan. Competir aqui no Chile foi um grande aprendizado, ao lado dos meus companheiros de equipe, e vamos continuar trabalhando para evoluir sempre", afirmou. Paulo Cesar entrou para a final, uma vez que Manuel Tavares de Almeida, com Rosa Belle, optou por poupar sua montaria.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade