Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente de associação de boxe defende esquema de premiação em dinheiro apesar de resistência do COI

30 mai 2024 - 16h03
Compartilhar
Exibir comentários

Os planos da Associação Internacional de Boxe (IBA) de oferecer prêmios em dinheiro aos medalhistas nos Jogos de Paris podem ampliar o racha na governança do boxe amador depois que o anúncio atraiu duras críticas do Comitê Olímpico Internacional (COI).  

A decisão da IBA segue o anúncio da World Athletics, entidade que governo o atletismo, no mês passado de que oferecerá 50 mil dólares em prêmios em dinheiro aos campeões olímpicos, começando em Paris este ano.

O anúncio da organização foi recebido com críticas do COI, cujo presidente Thomas Bach sugeriu que a federação deveria, em vez disso, usar o seu financiamento para apoiar os atletas em todos os níveis.

Apesar da desaprovação do COI, o presidente da IBA, Umar Kremlev, disse que a World Athletics tomou a decisão certa.

"Para mim, o espírito dos Jogos Olímpicos é criar as condições certas para os atletas", disse Kremlev à Reuters com a ajuda de um tradutor. 

"São os atletas que atraem patrocinadores e, claro, todo o dinheiro deve pertencer aos atletas. Esse é o verdadeiro espírito dos Jogos Olímpicos e do Movimento Olímpico. Sabemos que não é isso que a liderança do COI faz hoje em dia." 

"Os funcionários do COI voam de primeira classe, vivem em hotéis cinco estrelas, enquanto os atletas não vivem nas melhores condições... Vejo isso como lutas de gladiadores, onde os atletas são tratados como se fossem escravos".

As duas entidades estão em desacordo há anos, e o COI retirou o reconhecimento da IBA em junho passado, dizendo que a associação não tinha conseguido concluir reformas em matéria de governança, finanças e questões éticas. 

Assim como em Tóquio, os torneios de boxe em Paris serão organizados pelo COI. Mas há temores de que o boxe possa ser excluído de Jogos futuros, já que o esporte não está na programação inicial dos Jogos de Los Angeles de 2028.

A IBA disse na quarta-feira que pagaria prêmios em dinheiro no valor de mais de 3,1 milhões de dólares aos boxeadores que ganharem uma medalha ou chegarem às quartas de final em eventos olímpicos. 

No entanto, a IBA não divulgou a fonte do seu financiamento. Afirmou que o prêmio em dinheiro será entregue em cerimônia no próximo Congresso da associação, que será realizado em novembro ou dezembro. 

O COI disse ter tomado nota do anúncio da IBA, mas questionou a origem das verbas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade