PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Paris 2024 quer diálogo com Polinésia Francesa sobre local de disputa do surfe

8 nov 2023 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 querem manter a escolha do local de Teahupo'o, no Taiti, para a competição de surfe olímpico, apesar da oposição local em meio a uma disputa sobre a construção de uma torre de alumínio que, segundo moradores, danificaria os recifes de corais. 

A idílica vila à beira de uma lagoa há muito tempo sedia algumas das melhores competições do campeonato profissional da Liga Mundial de Surf (WSL), usando uma modesta torre de madeira para os juízes nos recifes, que é desmontada após cada evento.

A organização de Paris 2024, que destacou a sua ambição de minimizar os impactos ambientais dos Jogos, tem planos de investir quase 5 milhões de dólares para construir uma torre muito maior com banheiros, ar condicionado e espaço para 40 pessoas, que afirma ser necessária para cumprir as normas de segurança.

Uma petição online pedindo o cancelamento dos planos para a construção de alumínio de 14 metros e um canal de serviço de 800 metros através do recife reuniu quase 150.000 assinaturas até quarta-feira.

O presidente da Polinésia Francesa, Moetai Brotherson, disse na quarta-feira que os eventos de surfe dos Jogos Olímpicos poderiam ser transferidos para Taharuu, na costa oeste do Taiti.

"Isso teria nos permitido evitar os problemas que temos hoje. Na altura, não foi possível. Tendo em conta as questões em jogo e os protestos de hoje, talvez possamos rever esta opção", disse Brotherson, citado pela imprensa francesa no Fórum das Ilhas do Pacífico (PIF).

A organização de Paris 2024 disse que deseja encontrar uma solução através do diálogo.

"Como destacou recentemente o nosso presidente, Tony Estanguet, a nossa prioridade hoje é encontrar uma solução que nos permita organizar as provas de surfe dos Jogos Olímpicos do Taiti, nas instalações de Teahupo'o, nas melhores condições possíveis", afirmaram os organizadores da Olimpíada disseram em comunicado à Reuters.

A Olimpíada de Paris 2024 será realizada de 26 de julho a 11 de agosto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade