Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Olimpíadas: Suécia volta a fazer história e desbancar domínio chinês no tênis de mesa após 20 anos

Truls Moregardh superou o brasileiro Hugo Calderano na semifinal e garantiu um lugar na decisão da modalidade

2 ago 2024 - 13h45
Compartilhar
Exibir comentários

A Suécia voltou a brilhar no tênis de mesa das Olimpíadas. Truls Moregardh eliminou o brasileiro Hugo Calderano na semifinal por 4 sets a 2 e garantiu medalha para seu país, em uma modalidade na qual os brilhos costumam ficar restritos à escola chinesa.

Desde os Jogos de Atenas, em 2004, um atleta nascido fora da China não alcançava a final do esporte na esfera masculina. Na ocasião, Ryu Seung-min foi o "peixe fora d'água", e superou Wang Hao para dar a medalha de ouro à Coreia do Sul.

Nas quatro edições seguintes (Pequim, Londres, Rio e Tóquio), as partidas que valiam o lugar mais alto do pódio foram tomadas por chineses. Confira:

Pequim - 2008:

🥇 Ma Lin - China

🥈 Wang Hao - China

Londres - 2012:

🥇 Zhang Jike - China

🥈 Wang Hao - China

Rio de Janeiro - 2016:

🥇 Ma Long - China

🥈 Zhang Jike - China

Tóquio - 2020:

🥇 Ma Long - China

🥈 Fan Zhendong - China

Coincidência ou não, o último não asiático a alcançar a decisão olímpica no tênis de mesa foi justamente um sueco. Em Sydney-2000, Jan-Ove Waldner conseguiu um lugar na briga pelo topo do pódio, mas foi derrotado por Kong Linghui, também da China, e se contentou com a prata.

Na final de 2024, Truls terá a chance de vingar seu compatriota ao enfrentar outro chinês. Seu oponente será Fan Zhendong, medalhista de prata no individual e ouro nas equipes em Tóquio. O confronto está previsto para acontecer no domingo (4), a partir das 9h30 (horário de Brasília).

Lance!
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade