PUBLICIDADE

Paralimpíadas: nadadores brasileiros treinam pela 1ª vez

Um grupo de 13 atletas treinou por quase duas horas no Centro Aquático de Tóquio nesta sexta-feira

20 ago 2021 11h56
| atualizado às 12h14
ver comentários
Publicidade

Na manhã desta sexta-feira, nadadores brasileiros tiveram o privilégio de ser os primeiros a conhecer o local de competição nos Jogos Paralímpicos. Um grupo de 13 atletas treinou por quase duas horas no Centro Aquático de Tóquio.

Gabriel no último treino em Hamamtsu. (Foto: Divulgação/Instagram)
Gabriel no último treino em Hamamtsu. (Foto: Divulgação/Instagram)
Foto: Gazeta Esportiva

As atividades foram compartilhadas com atletas da Holanda e de Portugal. À tarde, dez nadadores treinaram e mais doze entraram na água à noite.

"A piscina é maravilhosa, espetacular. Todos os atletas comentaram a mesma coisa: 'Uma pena que não vai ter público na arquibancada, porque seria uma atmosfera maravilhosa'", comentou o técnico-chefe da natação paralímpica brasileira, Leonardo Tomasello.

Os nadadores entraram na Vila Paralímpica na última quarta e no dia seguinte foi período de recuperação. A equipe brasileira viajou cinco horas de ônibus desde Hamamatsu, onde a maioria dos atletas realizou o período de aclimatação ao clima e ao fuso horário do Japão.

"Só de entrar na água o olho já encheu d'água, aquela emoção incontrolável. Estou vivendo uma oportunidade única, quero curtir cada minuto, cada segundo, está sendo uma emoção muito grande", disse o estreante Gabriel Geraldo, que tem focomelia, doença congênita que impede a formação normal de braços e pernas.

Gabrielzinho compete na próxima terça, às 5h30 (de Brasília), nos 100m nado costas da classe S2. Ele é o atual líder do ranking mundial, com 2min00s19.

"Piscina é rápida demais e, como eu sempre digo, a piscina é o lugar onde o show acontece. Eu espero representar muito bem nesta piscina maravilhosa", completou o nadador.

Antes dele, outro brasileiro deve disputar a final na natação. O paulista José Ronaldo da Silva é da classe S1, aquela que reúne nadadores com o maior grau de limitação físico motora da modalidade, cuja final será às 5h20 do mesmo dia.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Publicidade
Publicidade