Eslovena é ouro na modalidade combinada boulder e lead da escalada olímpica
Janja Garnbret, da Eslovênia, deu um passo enorme para consolidar seu status como a maior atleta do mundo na escalada ao conquistar títulos olímpicos consecutivos com uma vitória na competição combinada boulder e lead da escalada nos Jogos de Paris neste sábado.
Já uma lenda, a vitória de Garnbret deu à Eslovênia seu segundo ouro em Paris, e à atleta de 25 anos, um lugar na história como a primeira campeã olímpica da competição combinada boulder e lead.
A norte-americana Brooke Raboutou ficou com a prata, e austríaca Jessica Pilz, com o bronze.
Esta é a segunda vez da escalada como modalidade olímpica, mas estes foram os primeiros Jogos a separar as modalidades boulder e lead, da categoria de velocidade, a norma do esporte.
Em um clima muito diferente dos Jogos de Tóquio sem público três anos atrás, Garnbret arrancou aplausos sonoros das arquibancadas lotadas do Le Bourget ao subir com confiança ao palco para sua primeira escalada.
Logo de cara, a exibição de Garnbret mostrou que ela estava em seu melhor dia, superando as primeiras quatro rochas em apenas meio minuto, deixando 3 minutos e meio no relógio e um sorriso fácil no rosto.
No boulder, as atletas somam pontos negociando quatro "problemas" em uma parede de 4,5 metros de altura. No lead, elas buscam escalar uma parede de 15 metros o mais alto possível em uma única tentativa. As pontuações são somadas para decidir a classificação.