De passagem pelo Rio, Martine e Kahena treinam no COB
Bicampeãs olímpicas na classe 49erFC voltam à Espanha após testes no CT do Time Brasil
Atuais bicampeãs olímpicas de vela na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze seguem focadas na preparação para os desafios de 2023, mas também com os Jogos Olímpicos Paris-2024 no horizonte. No planejamento deste ano, elas passarão muito tempo no continente das próximas Olimpíadas, mas fizeram na última terça (28) um "pit-stop" no CT do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro.
Na estrutura de ponta do Time Brasil, Martine Grael e Kahena Kunze cumpriram uma agenda importante de testes e treinos físicos. A visita delas foi acompanhada por Bernardo Otero, Gestor Esportivo do COB, que está acompanhando a vela brasileira.
"Parece que foi uma visita relâmpago aqui no Brasil. Mas é sempre importante dar uma passada no COB. Somos sempre muito bem recebidas aqui e parece que a gente leva esse carinho na alma. Chegamos e fizemos a parte física, com antropometria (medidas do corpo). Depois, musculação, massoterapia e nutrição. Enfim, foi bem completo e serviu também para reencontrar pessoas", revela Kahena Kunze.
A dupla de velejadoras vem de um período em Lanzarote, na Espanha, onde treinou forte e reencontrou as principais adversárias da classe. Mas as duas já estão de malas prontas para voltar ao país europeu, agora em Palma de Mallorca. Lá, as velejadoras disputarão o primeiro grande evento do ano, o Troféu Princesa Sofia, de 31 de março a 8 de abril.
"São detalhes que fazem a diferença no final. Aqui, a gente se sente em casa. Todo mundo nos abraça como se fôssemos da família e isso dá conforto. Isso sem contar a estrutura, que é muito boa. Tem a parte da academia e vários profissionais para te ajudar. Foi um bom bate-papo e um grande check-up para essa temporada que vamos começar na Europa", disse Martine Grael.
Calendário reserva vaga nas Olimpíadas?
Depois do Troféu Princesa Sofia, o calendário delas seguirá extenso. Dias depois, ainda na Europa, Martine e Kahena estarão na Semana de Vela de Hyères, na França, de 22 a 30 de abril. As duas competições são consideradas "Grand Slams" da vela e reúnem as principais atletas do mundo da classe 49erFX.
A agenda de treinos inclui um período entre 8 e 14 de julho, quando elas participarão de um evento-teste na raia olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A vela olímpica terá Marselha como palco. Já no final do ano, de 8 a 13 de novembro, elas disputarão o Campeonato Europeu, em Vilamoura, cidade em Portugal.
Entre os dias 8 a 23 de agosto, elas disputarão o Mundial de Vela, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. As demais serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro. A vela terá a cidade de Algarrobo como sede deste evento.