PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Brasil tem a melhor campanha da história no Parapan 2023 e quebra recorde de medalhas

No último dia de competição, o badminton e o ciclismo garantiram 11 medalhas para o país

27 nov 2023 - 12h54
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Lance!

Foto: Lance!

Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago chegaram ao fim no domingo (26), e a delegação brasileira sobrou na competição. Em campanha histórica, o Brasil terminou os Jogos quebrando todos os recordes de medalhas possíveis. No total, os atletas conquistaram incríveis 343 medalhas - mais que o dobro do segundo colocado -, sendo 156 de ouro, 98 de prata e 89 de bronze.

O desempenho nos Jogos de 2023 superou o antigo recorde conquistado em Lima 2019, na última edição do Parapan, onde o Brasil obteve 308 medalhas. A marca foi batida ainda no penúltimo dia de torneio, quando a delegação já registrava 332 medalhas.

ENCERRAMENTO COM CHAVE DE OURO

Mas a campanha chegou ao fim de forma oficial apenas no domingo (26), com a cerimônia de encerramento. O último dia de competições reservou pódios no ciclismo e no badminton, totalizando 11 premiações, com cinco ouros e seis pratas. Quem abriu os trabalhos foi Daniele Souza no badminton, conquistando a medalha de ouro na classe WH1 (cadeira de rodas) simples.

A modalidade, inclusive, garantiu sozinha oito medalhas ao Brasil no último dia. Já no ciclismo, a primeira vitoriosa do dia foi Jady Malavazzi, que levou a prova do ciclismo de estrada. Além dela, Bianca Canovas Garcia (ouro) e Lauro Chaman foram os outros medalhistas do país na modalidade no dia de encerramento.

NATAÇÃO EM DESTAQUE

A natação foi o esporte que mais rendeu pódios para a delegação brasileira no Parapan de Santiago. Ao todo, foram 120 medalhas, com 67 de ouro, 30 de prata e 23 de bronze. Na sequência, o atletismo também rendeu muitas conquistas ao Brasil, levando 34 ouros, 27 pratas e 22 bronzes. O tênis de mesa completou o top 3, com 38 triunfos, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade