Campeão mundial em 2019, o alemão Florian Wellbrock foi medalhista de ouro na maratona aquática de 10km masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele fechou a prova, realizada na noite desta quarta-feira (pelo horário de Brasília), em 1h48min33s7, tornando-se o primeiro atleta da Alemanha a ser campeão em provas de águas abertas nas Olimpíadas.
E essa não foi a primeira vez em que Florian Wellbrock foi medalhista nestes Jogos de Tóquio. O alemão de 23 anos, que competiu também na natação, já havia conquistado a medalha de bronze nos 1500m livre masculino. Ou seja, ele conseguiu a façanha de se tornar medalhista olímpico em duas diferentes modalidades em uma mesma edição da Olimpíada.
Completando o pódio desta prova da maratona aquática, o húngaro Kristof Rasovszky ficou com a prata com um tempo de 1h48min59s0, terminando 25s3 atrás do campeão, enquanto o italiano Gregório Paltrinieri assegurou o bronze com a marca de 1h49min01s1, fechando a disputa 27s4 depois do líder.
Na noite da última terça-feira, o ouro na prova da maratona aquática de 10km feminina dos Jogos de Tóquio foi conquistado pela brasileira Ana Marcela Cunha, que assegurou o seu triunfo com o tempo de 1h59min30s8, vencendo uma disputa que foi encerrada de forma acirrada, braçada a braçada, com a holandesa Sharon Rouwendaal, medalhista de prata com a marca de 1h59min31s7, enquanto o bronze ficou com a australiana Kareena Lee, bronze com 1h59min32s5.
Nesta prova masculina da maratona aquática de 10km em Tóquio, porém, não contou com a participação de nenhum representante brasileiro entre os 26 nadadores que largaram. As disputas desta distância são as únicas realizadas nesta modalidade nos Jogos Olímpicos na capital japonesa.