PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Treinador de Braz fala de Bubka e promete quebra de recorde

16 ago 2016 - 17h21
(atualizado às 17h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Treinador de Thiago Braz da Silva, o ucraniano Vitaly Petrov também participou de entrevista coletiva do novo campeão olímpico do salto com vara, na tarde desta terça-feira, no Espaço Time Brasil. O brasileiro conquistou o ouro na modalidade na noite desta segunda-feira, ao destronar o francês Renaud Lavillenie, saltando 6,03m.

"Desde a primeira vez que vi Thiago treinar e saltar, senti o questionamento: se Sergey saltava seis metros, por que ele não pode? É necessário ter um relacionamento bom e estreito com o atleta, passar a maior parte possível com ele, porque assim conseguimos concluir que os recordes e medalhas podem frear o desenvolvimento do atleta. O convívio contínuo ajuda a evitar isso", explicou. o ex-treinador dos recordistas mundiais Sergey Bubka e Yelena Isinbayeva, e de Fabiana Murer, campeã mundial,

O brasileiro foi morar na Itália com o treinador e com a esposa, Ana Paula Oliveira, também atleta do salto em altura. Para isso, os dois romperam a antiga parceria com o marido e técnico de Murer, Elson Miranda. Petrov explicou que a adaptação de Bubka, campeão olímpico em 1988 e hexacampeão mundial, foi mais fácil do que com Isinbayeva e o próprio Thiago, devido à idade.

"Bubka tinha 11 anos quando começamos a trabalhar com ele, enquanto Isinbayeva já era uma recordista mundial. Com o Sergey foi muito tranquilo, já que ele era bem jovem, conhecia seus hábitos, a forma de trabalhar e o modo de vida. Com ela, apesar de batermos muitos recordes, foi mais difícil, já que ela era uma mulher adulta. A idade auxilia sim na adaptação", disse Petrov.

Perguntado sobre a ausência da Rússia no atletismo olímpico, o treinador se resumiu a falar sobre o salto com vara. Afirmou que no quesito masculino, a falta de russos não influenciou no resultado, mas que no feminino, foi fundamental. "Só tem um saltador russo que atingiu 5,80m, então não faria diferença. No feminino, sem Isinbayeva e uma outra saltadora de 4,85m, a vida das atletas ficou mais fácil", concluiu.

Finalizando as respostas, o ucraniano disse que o próximo objetivo do brasileiro será derrubar o atual recorde mundial. "Prometemos superar o Lavillenie para daqui um ou dois anos. A partir do primeiro dia de treinos, Thiago deverá esquecer que é um campeão olímpico. Agora, o treinos para atingir essa marca serão cada vez mais duros", disparou.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade