PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Em votação, COI aprova permanência da luta em Olimpíada de 2020

8 set 2013 - 12h59
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Membro da Federação Internacional de Lutas Associadas, ator William Baldwin (à esquerda) comemora resultado com o presidente da entidade, Nenad Lalovic (ao fundo)</p>
Membro da Federação Internacional de Lutas Associadas, ator William Baldwin (à esquerda) comemora resultado com o presidente da entidade, Nenad Lalovic (ao fundo)
Foto: Reuters

Em votação realizada na manhã deste domingo (8) durante convenção do Comitê Olímpico Internacional (COI) que ocorre em Buenos Aires na Argentina, a luta olímpica foi aprovada como esporte que continuará a figurar entre as modalidades nos Jogos Olímpicos de 2020 e 2024. A decisão foi aprovada com 49 do total de 95 votos.

O Conselho Executivo do COI definiu em maio deste ano em São Petersburgo (Rússia) um esporte perderia o status de esporte olímpico para as Olimpíadas posteriores a 2016. A escolhida foi a luta olímpica, que teria que brigar por uma vaga em uma "repescagem" com beisebol/softbol, caratê, patinação, escalada, wakeboard e kung-fu wushu.

<p>Originalmente excluída, modalidade retorna ao programa olímpico</p>
Originalmente excluída, modalidade retorna ao programa olímpico
Foto: Getty Images

A possibilidade de entrada de uma nova modalidade esportiva na gama de 26 que compõem o plantel de esportes olímpicos foi possibilitada pela retirada da própria luta olímpica na decisão preliminar. No Rio de Janeiro, foram incorporados o rúgbi 7 e o golfe, que não fazia parte dos Jogos desde 1904.

Para que um esporte seja considerado olímpico, ele precisa ser praticado por homens em, no mínimo, 75 países e quatro continentes e, no caso das mulheres, se é praticado, no mínimo em 40 países e três continentes. Para evitar um número gigantesco de esportes (e, consequentemente de atletas, o que inviabilizaria a organização dos Jogos), o COI definiu que um esporte só entra se outro sair.

Além disso, a decisão sobre a inclusão de uma modalidade tem que ser feita com, pelo menos, sete anos de antecedência dos Jogos em questão.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade