PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Tri do futebol de cinco e 6º ouro de Daniel Dias marcam dia brasileiro

8 set 2012 - 19h56
(atualizado às 21h34)
Compartilhar

O penúltimo dia dos Jogos Paralímpicos de Londres foi responsável por uma verdadeira chuva de medalhas para o Brasil, sendo cinco delas de ouro. Atual bicampeã paralímpica e três vezes campeã mundial, a Seleção Brasileira de futebol de cinco dominou a final contra a França e, com o placar de 2 a 0, conquistou mais um título, faturando o tri da competição e estabelecendo a hegemonia na modalidade.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez guriosidades sobre a Paralimpíada

Da Riverbank Arena para o Centro Aquático. Recordista brasileiro de medalhas em Jogos Paralímpicos, com 15 no total, Daniel Dias voltou às piscinas para disputar a penúltima prova, os 100 m livre S5 (para nadadores com limitações físico-motoras). Após sobrar nas eliminatórias, o nadador repetiu o feito na final e, com o tempo de 1min09s35, conquistou a sexta medalha dourada na capital britânica.

Quem também quebrou recordes, mas não de medalhas, foi Shirlene Coelho, com o primeiro ouro do atletismo brasileiro em provas de campo na Paralimpíada de Londres. Soberana no lançamento de dardo da classe T37/38 (paralisados cerebrais ambulantes), a paratleta garantiu a primeiro lugar no pódio com direito a novo recorde mundial: 37,86 m.

E para fechar as conquistas douradas do Brasil, uma rápida passada na ExCel Arena, onde Maciel Sousa Santos venceu com facilidade o chinês Zhiqiang Yan, por 8 a 0, pela classe C2, e conquistou o segundo ouro da bocha nos Jogos Paralímpicos de Londres. Como se não bastasse, Dirceu Pinto pela classe C4 e bicampeão nas duplas da categoria, tornou-se bicampeão individual ao vencer o chinês Yuansen Zheng, no desempate.

Consagração da bocha

Além dos ouros conquistados por Maciel e Dirceu, Eliseu dos Santos, bi nas duplas, levou a medalha de bronze ao derrotar o britânico Stephen McGuire, por 5 a 3, deixando o País na primeira colocação da modalidade na capital britânica.

Na outra disputa pelo bronze nesta manhã, na classe C1, o brasileiro José Chagas de Oliveira acabou derrotado pelo norueguês Roger Aandalen, por 6 a 4, e acabou fora do pódio.

Recorde e pratas no atletismo

O brasileiro Claudiney dos Santos conquistou a prata do lançamento de dardo F57/58. E não parou por aí: o paratleta também quebrou o recorde mundial da classe (F57), em prova vencida pelo iraniano Mohammad Khalvandi.

Após se classificar com o melhor tempo nas eliminatórias, o brasileiro Lucas Prado conquistou a prata nos 100 m rasos T11 (para deficientes visuais), com o tempo 11s25. Outro brasileiro na disputa, Felipe Gomes terminou com a medalha de bronze ao cruzar a linha de chegada em 11s27. O grande vencedor da prova foi o chinês Xue Lei, que cravou 11s17.

Na terceira disputa individual que envolveu Oscar Pistorius e o brasileiro Alan Fonteles na competição - nos 400 m T44 - o sul-africano cruzou a linha de chegada em primeiro, com 46s68, estabelecendo o novo recorde paralímpico e conquistando a segunda medalha de ouro na capital britânica. Fonteles ficou apenas em quarto.

Natação nas finais

Quinto melhor nas eliminatórias, Adriano Lima não repetiu o bom desempenho e ficou em último na final dos 100 m livre S6 (nadadores com limitações físico-motoras), em prova vencida pelo chinês Qing Xu, com direito à quebra do recorde recorde paralímpico da prova.

A brasileira Joana Neves ficou na sétima posição nos 100 m livre S5 (para nadadores com limitações físico-motoras), em prova vencida pela espanhola Teresa Perales, e se despediu dos primeiros Jogos Paralímpicos com uma medalha, a dos 50 m borboleta.

Na prova que fechou as disputas da natação em Londres, o revezamento 4x100 m medley - 34 pontos - não teve um bom desempenho e terminou em sétimo. O ouro ficou para a equipe da China, que venceu a Rússia por 0s04 e quebrou o recorde mundial. A Austrália completou o pódio.

Vôlei sentado

Após o quinto lugar conquistado pela equipe feminina, a Seleção masculina de vôlei sentado garantiu, neste sábado, a quinta colocação na competição, após vencer o Egito por 3 sets a 2, com parciais de 25/14, 15/25, 25/21, 15/25 e 15/13.

Último dia de competições

Os Jogos Paralímpicos de Londres se encerram neste domingo e a delegação brasileira ainda briga por medalhas. No futebol de 7, o Brasil disputa o bronze contra o Irã, em uma reedição dos Jogos de Pequim 2008, enquanto Ozivam Bonfim e Tito Sena disputam o ouro na maratona T46.

Ouro no futebol de cinco garantiu tricampeonato e hegemonia brasileira nos Jogos Paralímpicos
Ouro no futebol de cinco garantiu tricampeonato e hegemonia brasileira nos Jogos Paralímpicos
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade