PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Técnico chinês lamenta falta de luta e assume culpa por "entregada"

2 ago 2012 - 07h10
(atualizado às 09h17)
Compartilhar

O técnico da equipe chinesa de badmintom, Li Yongbo, assumiu a culpa pelo escândalo da dupla Yu Yang e Wang Xiaoli, que acabou expulsa da Olimpíada junto a uma parceria da Indonédia e duas da Coreia do Sul. A atitude foi tomada pela Federação Internacional de Badminton, que julgou que as competidoras perderem propositalmente para enfrentar adversários teoricamente mais fáceis nas quartas de final da competição.

» Escolha o esporte e assista aos vídeos da Olimpíada de Londres

» Saiba tudo sobre os medalhistas do Brasil em Londres

» Veja como foram as conquistas dos brasileiros

» Veja mapa e conheça tudo sobre o Parque Olímpico de Londres

» Confira a programação de ao vivo do Terra

» Veja a agenda e resultados dos Jogos de Londres

Segundo declarações publicadas pelo Comitê Olímpico Chinês, Yongbo disse que, como treinador da equipe, deve desculpas pelo escândalo aos chineses e a todo público que gosta de badminton. O técnico ainda afirmou que a dupla chinesa não conseguiu fazer valer a boa tradição e o espírito de luta dos atletas nacionais.

O comunicado divulgado pelo comitê chinês informou concordar plenamente com a decisão da federação e apontou que a ação da dupla contrariou totalmente o espírito olímpico e o espírito do "fair play" ("jogo limpo"). O Comitê Olímpico Internacional (COI) também aprovou a decisão, definindo que os esportistas punidos claramente elas estavam dando o seu melhor em quadra.

Após a exclusão, a chinesa Yu Yang, 26 anos, anunciou no Weibo, rede social chinesa, que os Jogos Olímpicos de 2012 foram sua última competição. Na mensagem, a esportista se despede do seu "amado" esporte, conforme classificou. A aposentadoria veio logo após o país ordenar um pedido de desculpas por parte das atletas.

Apesar do escândalo, a competição de badminton continua normalmente na Olimpíada de Londres. Com a exclusão das duplas de Coreia do Sul, Indonésia e China, as parcerias que tinham sido eliminadas e estavam em terceiro e quartos lugares nos grupos A e C (exatamente os mesmos das competidoras expulsas) foram classificadas automaticamente às quartas de final - essa fase do torneio feminino foi disputada nesta quarta-feira.

Olimpíada ao vivo no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmite ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura conta com textos,vídeos,fotos, e participação do internautae repercussão no Facebook.Siga também a cobertura no Twitter e participe com a hashtag: #TerraLondres2012

Dupla chinesa foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Londres
Dupla chinesa foi expulsa dos Jogos Olímpicos de Londres
Foto: AP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade