PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Por Londres, Phelps usa câmara hipobárica para "dormir na altitude"

9 fev 2012 - 09h28
(atualizado às 14h17)
Compartilhar

O nadador Michael Phelps, vencedor 14 medalhas de ouro em Olimpíadas, anunciou que está treinando de uma forma diferente para os Jogos de Londres. Para se preparar melhor, o atleta de 26 anos dorme há um ano dentro de uma câmara hipobárica, que simula a atmosfera em um ambiente de elevada altitude.

Treinar em lugares altos, onde a quantidade de oxigênio é menor, ocorre um aumento da produção de hemoglobina, responsáveis pelo transporte de oxigênio, e , assim, ocasionando o aumento na performance dos atletas. Segundo Phelps disse ao jornal USA Today, após treinar em lugares de alta altitude, a recuperação após os treinos é melhor, e, assim, utilizar o dispositivo simula essa experiência. O americano ainda afirmou que resolveu fazer isso porque, com a idade, a recuperação após as provas e treinamentos é mais lenta.

Para ele, a câmara parece um tanque de peixes envolta da sua cama, e o único ponto negativo é tentar assistir à televisão.

Em evento de um patrocinador, Phelps chegou a dizer que está motivado igual aos Jogos de Pequim 2008. Naquela ocasião, o americano ficou com o ouro nas oito provas que disputou e se tornou o maior medalhista em uma única Olimpíada. Porém, ele acha difícil repetir o feito em Londres.

Após a Olimpíada desse ano, o nadador vai parar de competir, mas não vai largar o esporte. Ele pretende focar em trabalhos sociais e promover a natação entre os mais jovens.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Michael Phelps já conquistou 16 medalhas em três Olimpíadas disputadas
Michael Phelps já conquistou 16 medalhas em três Olimpíadas disputadas
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade