Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Para organização, Festival London 2012 não terá conflito com Olimpíada

26 abr 2012 - 08h32
(atualizado às 10h54)
Compartilhar
Cecília Bergamaschi
Direto de Londres

Os organizadores do Festival London 2012 afirmam não temerem que o evento seja conflitante com os Jogos Olímpicos deste ano. A ideia de promover eventos culturais e esportivos ao mesmo tempo remete aos tempos da Grécia Antiga, quando atletas e artistas celebravam juntos num mesmo festival, disse Ruth Mackenzie, diretora do evento, em resposta às perguntas feitas pelo Terra durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, na Torre de Londres.

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Mackenzie aponta as artes, os esportes e a educação como os três pilares da Olimpíada. "Eu não tenho nenhuma preocupação quanto ao fato de os dois eventos serem realizados ao mesmo tempo porque nós estamos oferecendo uma vasta gama de oportunidades em todo o Reino Unido, portanto todo mundo pode participar", afirmou.

Embora os organizadores descrevam o festival como "uma oportunidade única na vida", críticos têm questionado se a população irá aceitar o fato de dois grandes eventos distintos acontecerem ao mesmo tempo.

Quanto à participação dos atletas nos eventos culturais, Mackenzie foi menos categórica. "Acho que infelizmente eles não poderão participar porque estarão ocupados".

O Festival London 2012, que promete ser o maior evento nacional a ser promovido no Reino Unido, inclui 12 mil atrações envolvendo mais de 25 mil artistas de todas as 204 nações que participarão da Olimpíada e da Paraolimpíada.

Apesar do tamanho do evento, Mackenzie considera pequena sua equipe, que conta com pouco mais de 50 pessoas. "Trabalhar em conjunto os artistas para elaborar um programa que permita que a população tenha pelo menos um evento próximo de casa é um desafio incrível. Nós esperamos que, assim como o percurso da tocha olímpica, as pessoas consigam acessar as atrações usando o transporte público, pelo menos essa é a nossa meta", disse.

Mackenzie afirmou, durante a coletiva que reuniu um grande grupo de jornalistas da imprensa britânica e internacional, que o Festival London 2012 irá apresentar o melhor da cultura mundial e que irá atrair atenção em uma escala global.

Jeremy Hunt, secretário da Cultura, Olimpíada, Mídia e Esportes, também presente no lançamento do programa, afirmou que as instituições de artes britânicas irão receber atenção como nunca visto antes.O festival marca o final da Olimpíada Cultural, que vem acontecendo desde 2008 em todo o Reino Unido.

Para incentivar a população a participar das celebrações, mais de dez milhões de ingressos grátis para os eventos, sediados em 900 lugares, estão sendo colocados à disposição. O programa completo do festival será distribuído em todo o Reino Unido e pode ser baixado pelo site do festival: www.london2012.com/festival.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Atleta levanta 480 kg e dedica ouro olímpico à mulher:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra