Jornal: contra doping, China proíbe atletas de ingerirem carne
Os atletas chineses classificados para os Jogos Olímpicos de Londres receberam ordens para parar de comer diversos tipos de carne por conta do receio de que poderiam consumir a substância clembuterol, banida pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês), segundo o jornal The Telegraph.
O comando do esporte no país asiático tomou esta decisão após a campeã olímpica de judô Tong Wen ser flagrada no exame antidoping com traços da substância proibida e receber uma suspensão de dois anos.
A judoca foi supensa em maio de 2010 e precisou devolver sua medalha de ouro do Campeonato Mundial de 2009. A punição disparou o alarme de que outros esportistas de ponta poderiam ser pegos nos exames.
De acordo com o jornal, a atleta do remo Huang Wenyi afirmou que o clembuterol foi encontrado até mesmo na carne de porco produzida e preparada exclusivamente para os atletas.
A atleta comentou também que os atletas estão proibidos de comer carne de porco, boi ou cordeiro fora de casa. Quando saem para jantar, são permitidos apenas a consumir peixe ou frango.
Segundo o periódico, o campeão olímpico do levantamento de peso Lu Yong também lamentou a proibição, pois o único lugar seguro para comer seria a cafeteria destinada aos atletas. O atleta disse que o clembuterol está presente em mais de 52% da carne produzida em Pequim.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.