PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Cerimônia de Encerramento marcará "passagem de tocha" para Rio 2016

9 set 2012 - 09h26
(atualizado às 10h28)
Compartilhar

Londres encerrará neste domingo à noite os Jogos Paralímpicos com uma cerimônia batizada de "A festa da chama", com a qual concluirá um bem sucedido ano olímpico e passará a tocha para o Brasil, que apresentará no Estádio de Stratford suas credenciais para o Rio 2016.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Segundo os organizadores, a cerimônia de encerramento será rica em emoções e contará com a participação dos soldados feridos nos conflitos bélicos e membros da associação Help for Heroes, que ajuda os militares que sofrem com sequelas físicas depois de sua passagem pelo Afeganistão e Iraque.

A atração principal da noite será a apresentação do grupo britânico Coldplay, que recebeu por esse show a cifra simbólica de uma libra (R$ 3,00).

A parte final será dedicada à Paralimpíada do Rio. A cidade terá oito minutos para se apresentar e contará com a participação de grandes nomes da música brasileira, como Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso, Carlinhos Brown e Thalma de Freitas, que vão se juntar a grupos de dança no palco do Estádio Olímpico de Londres.

Entre os bailarinos brasileiros que vão participar do evento, estão Roberta Marquez e Thiago Soares, dois componentes da famosa companhia londrina The Royal Ballet. Os dois vão dançar com as bailarinas cegas da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini.

Também se apresentará o grupo Funk do Passinho, com uma mistura de ritmos que reunirá bailarinos com e sem deficiência, assim como o Grupo Companhia Folclórica do Rio UFRJ, que vai dividir o palco com os membros do Grupo de Dança Rodas em Movimento.

Finalmente, os atletas paralímpicos Daniel Dias e Ádria dos Santos vão subir ao palco para encerrar a participação do País na cerimônia.

A atuação brasileira será dirigida pelo produtor Cao Hamburger e pela cineasta Daniela Thomas, com a supervisão criativa de Abel Gomes e produção de Marco Balich, produtor cultural e que também planejou a entrega da bandeira Paralímpica.

Desta vez será baseada em quatro pilares: a alegria, diversidade cultural, energia contagiante do povo brasileiro e o convite a todas as nações para estar no Rio de Janeiro dentro de quatro anos.

Na apresentação, o diretor geral do Comitê Rio-2016, Leonardo Gryner, destacou o sucesso da competição em Londres. "Estamos impressionados com a organização dos Jogos de Londres, que oferece uma experiência incrível para os atletas e espectadores dos Jogos Olímpicos e levou a um nível de popularidade nunca antes alcançado", disse.

"Voltamos para casa com inspiração renovada para incorporar a alegria brasileira aos Jogos e para transformar a cidade e o país, incluindo questões como a acessibilidade e atitudes para o esporte paralímpico e as pessoas com deficiência", acrescentou.

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro serão realizados do dia 7 a 18 de setembro de 2016 e vão envolver cerca de 4,2 mil atletas de mais de 150 países. Espera-se a presença de 5.500 jornalistas e dois milhões de espectadores para assistir as competições. A cerimônia começará às 16H30 de Brasília.

"Voltamos para casa com inspiração renovada", disse Leonardo Gryner, diretor do Comitê Organizador da Rio 2016
"Voltamos para casa com inspiração renovada", disse Leonardo Gryner, diretor do Comitê Organizador da Rio 2016
Foto: Fernando Borges / Terra
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade