Saiba quem é o atleta mais forte dos Jogos de Vancouver
São cerca de 115 kg, distribuídos por uma altura de 1,94 m. Seu bíceps tem 55 cm, o antebraço 48 cm e o pulso 23 cm. Estas são as medidas de Alexey Voevoda, do bobsled, o atleta mais forte dos Jogos de Inverno de Vancouver. As informações são do jornal Mundo Desportivo.
Apesar destes números, o tamanho talvez não fosse suficiente para o russo ser considerado o "fortão" da Olimpíada, que tem outros esportes que exigem atletas truculentos, caso do hóquei. Mas, não bastasse o peso e os músculos, Voevoda já foi campeão mundial de braço de ferro.
O russo, 29 anos, começou na modalidade em 1999. A partir de 2002, passou a conciliá-la com o bobsled. E conseguiu ter destaque em ambos. Na maioria das vezes, o calendário dos dois esportes coincidem, o que obriga Voevoda a se dedicar a apenas uma modalidade.
Seu auge no braço de ferro, por exemplo, foi entre 2002 e 2004. Neste período, ganhou dois Europeus, três Copas do Mundo, e um Mundial, além de ter se tornado um dos poucos a superar o americano John Brzenk, considerado por muitos como o melhor de todos os tempos do braço de ferro.
Voevoda se concentrou no bobsled a partir de 2005. Logo no ano seguinte, conseguiu o primeiro resultado significativo: fez parte da equipe russa medalha de prata na prova por equipes de quatro pessoas.
Ano novo, vida nova. Em 2007, reapareceu com destaque no braço de ferro ao bater o americano Michael Todd, então atual campeão do mundo, em uma luta na Bulgária. No mesmo ano, voltou para o bobsled e iniciou sua preparação para Vancouver, onde conquistou bronze nas duplas.
Voevoda, que no bobsled tem a função de "breakman" (responsável por frear o veículo), garante que continuará no esporte de gelo pelo menos até 2014, quando os Jogos Olímpicos serão realizados em Sochi, sua cidade natal.
Entenda a prova do bobsled dos Jogos de Inverno
Esporte olímpico desde 1924, o bobsled é construído atualmente para ser o mais rápido e aerodinâmico possível. Antes de entrar nesta espécie de veículo e descer a montanha, os atletas correm a pé por cerca de 50 metros para ganharem velocidade.
A competição em Vancouver se estenderá por dois dias. São quatro descidas ao todo. Os tempos são medidos eletronicamente e somados para a definição do resultado final - o mais rápido vence. A Olimpíada tem três modalidades do bobsled - equipes com quatro e dois integrantes no masculino e duplas no feminino.
Jogos Olímpicos de Inverno no Terra
O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.
Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.
A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.
No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver