Favorito canadense frustra torcida e fica fora das quartas
Terceiro colocado do Campeonato Mundial de 2009, Matthew Morison não confirmou os prognósticos no slalom gigante paralelo do snowboard na Olimpíada de Vancouver. Prejudicado pela falta de visibilidade na Cypress Mountain neste sábado, o canadense frustrou a torcida e foi eliminado já nas oitavas de final.
Mais cedo, na primeira etapa classificatória da prova, Morison havia se destacado como o quinto mais rápido do snowboard, porém falhou na eliminatória seguinte. Competindo diretamente com o esloveno Zan Kosir, o favorito vencia com relativa tranquilidade até perder o equilíbrio. Como resultado, cruzou a linha de chegada na primeira descida a 1s36 do rival, desvantagem que não pôde ser revertida nem com a vitória na segunda bateria.
De qualquer forma, a outra esperança do Canadá no slalom gigante paralelo segue vivo na competição. Atual campeão mundial da modalidade, Jasey-Jay Anderson superou o americano Tyler Jewell e está classificado às quartas de final - etapa que o Terra transmite às 17h51 (de Brasília). Atual vice-campeão olímpico da modalidade, o suíço Simon Schoch, também avançou.
Dono do melhor tempo na primeira fase do evento, o austríaco Andreas Prommegger decepcionou assim como Morison, caindo diante do americano Chris Klug, pior colocado daquela disputa anterior. Uma queda também atrapalhou os planos do vice-campeão mundial de 2009, o francês Sylvain Defour, que acabou surpreendentemente eliminado.
Entenda a prova do slalom gigante paralelo do snowboard
No slalom gigante paralelo do snowboard, dois competidores fazem duelo eliminatório de cada vez. Os participantes descem a montanha em velocidade e passam entre 18 a até 25 portas dispostas à esquerda e direita alternadamente e elaboradas com duas hastes e uma bandeira. O atleta que conclui o percurso mais rapidamente avança.
Em Vancouver, os 16 melhores da fase de qualificação avançarão para a final, quando cada atleta terá que descer a montanha duas vezes. O mais rápido na primeira corrida ganha uma vantagem na segunda: a primeira porta será aberta baseada na diferença de tempo entre os competidores no duelo anterior. Assim, o que foi mais lento demorará mais para começar a descida.
Jogos Olímpicos de Inverno no Terra
O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.
Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.
A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.
No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver