Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Inverno 2010

Curling muda de perfil e se torna mais atraente

24 fev 2010 - 12h46
(atualizado às 13h30)
Compartilhar

Há alguns anos o curling era assunto de grandes bebedores vestidos de atletas e de fumantes inveterados nas arquibancadas, tão desinteressados e silenciosos como as pedras de mármore que deslizavam sobre a pista de gelo para se aproximar do alvo principal.

Na última década, este esporte mudou seu perfil, e agora nos Jogos Olímpicos de Vancouver há um desfile de belas mulheres, homens atléticos, trajes brilhantes, e um público que ruge como se estivesse acompanhando uma partida de futebol ou uma luta de boxe.

Até os atletas mais veteranos se assombram com as mudanças neste esporte a partir dos Jogos de Turim-2006. "Aqui as pessoas estão apaixonadas como nunca. Nestes quatro anos, os torneios e o público do curling mudaram. As pessoas se envolvem mais nas partidas", disse o anglo-dinamarquês Ulrik Schmidt, que aos seus 48 anos é o jogador mais velho do torneio masculino.

A média de idade dos jogadores de curling é de 29 anos, contra 33 em Turim, e a das jogadoras beira os 25 anos, o que mostra uma mudança que explica o novo enfoque do esporte.

Cheryl Bernard, 43 anos, capitã da equipe do Canadá, disse à AFP que os atletas são agora mais jovens e se preocupam mais com a forma física, o que tem contribuído para combater a imagem negativa do esporte.

"O curling sempre teve uma reputação ruim durante anos, de grandes fumantes, grandes bebedores. Mas isso foi mudando nestes últimos anos", assegurou a atleta mais velha da competição feminina.

O público de Vancouver aplaude tanto as boas jogadas, como as curvas estonteantes da suíça Carmen Schaefer, ou os uniformes sedutores da equipe feminina russa.

O curling é um esporte de precisão, com inúmeras estratégias, o que faz com que seja chamado muitas vezes de "xadrez do gelo". Neste esporte não há árbitros e os jogadores são muito corteses com os rivais.

Antes, ao final de uma partida todos se cumprimentavam, os perdedores aceitavam a derrota com muita dignidade e todos iam beber cerveja. Agora, ao final de cada partida todos vão planejar a estratégia para o jogo seguinte.

Entenda a prova de curling dos Jogos de Inverno

Espécie de "bocha no gelo", o curling foi modalidade olímpica em 1924 mas depois só voltou ao programa em 1998, com provas masculinas e femininas que são disputadas em uma pista regular de gelo por times formados por quatro jogadores.

O objetivo do esporte é deixar as bolas que pesam cerca de 19 kg o mais perto possível de um círculo localizado no centro da pista (quanto mais próximo, mais pontos). Cada partida tem 10 "finais". Durante elas, os jogadores fazem as pedras deslizarem pelo gelo esfregando a superfície para controlar suas direções.

Jogos Olímpicos de Inverno no Terra

O Terra transmite ao vivo a competição em 15 canais simultâneos de vídeo. Além disso, os usuários têm a possibilidade de assistir novamente a todo o conteúdo a qualquer momento. Todo o acesso é gratuito.

Uma equipe de 60 profissionais está encarregada de fazer a cobertura direto de Vancouver e dos estúdios do Terra, em São Paulo, no Brasil, com as últimas notícias, fotos, curiosidades, resultados e bastidores da competição.

A equipe conta com a participação do repórter especialista em esportes radicais Formiga - com 20 anos de experiência em modalidades de neve -, e o pentacampeão mundial de skate Sandro Dias, que comenta a competição em seu blog no Terra.

No celular
wap: wap.terra.com.br
Iphone e smartphones: m.terra.com.br/vancouver

Disputa do curling surpreende desavisados:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra