Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália se prepara para abertura de Jogos Olímpicos de Inverno nesta sexta

Cerimônia em formato inédito será compartilhada entre Milão e Cortina d'Ampezzo

6 fev 2026 - 07h40
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A expectativa é grande na Itália para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d'Ampezzo, que será realizada nesta sexta-feira (6), a partir das 16h (horário de Brasília), no icônico estádio San Siro.

Milano Cortina: conto alla rovescia per l'accensione dei bracieri
Milano Cortina: conto alla rovescia per l'accensione dei bracieri
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em um formato inédito na história olímpica, a abertura será compartilhada entre duas cidades, reforçando a integração das sedes italianas, enquanto as competições serão disputadas em três regiões: Lombardia, Vêneto e Trentino-Alto Ádige.

Pela primeira vez, o encerramento da cerimônia contará com o acendimento simultâneo de duas piras olímpicas: uma no Arco della Pace, em Milão, e outra na Piazza Dibona, em Cortina d'Ampezzo.

Os detalhes do espetáculo, que deve durar três horas, permanecem em sigilo, mas o diretor criativo Marco Balich ? responsável também pela abertura dos Jogos de Turim 2006 ? adiantou que a cerimônia prestará homenagem ao design e à moda italianos, com menção especial ao estilista Giorgio Armani, falecido no ano passado.

Segundo Balich, a proposta é mostrar "uma Itália jovem e moderna, voltada para o futuro, sem se entregar à Dolce Vita".

Para ele, o evento oferece "uma plataforma única para transmitir mensagens positivas, e não divisivas".

De acordo com a organização, o desfile das delegações acontecerá de maneira simultânea e integrada em Predazzo, Livigno e Cortina d'Ampezzo, conectando as diferentes sedes dos Jogos. Entre os destaques, a ginasta brasileira Rebeca Andrade figura entre os atletas escolhidos para conduzir a bandeira olímpica durante o evento.

Além disso, o espetáculo reunirá grandes nomes da música internacional, como Mariah Carey, Laura Pausini e Andrea Bocelli, além de contar com as participações do ator Pierfrancesco Favino, da atriz Sabrina Impacciatore e do rapper Ghali.

Ao todo, mais de 1,3 mil pessoas participam diretamente do espetáculo, entre profissionais e voluntários, com representantes de 27 países e cerca de 950 operadores técnicos.

O San Siro, um dos estádios mais emblemáticos da Europa e palco da abertura, será demolido após os Jogos, o que confere um significado histórico adicional ao evento.

A trilha sonora original do megaevento envolveu mais de 500 músicos, enquanto a preparação artística exigiu cerca de 700 horas de ensaios, realizados em Milão, Cortina d'Ampezzo, Livigno, Predazzo e no Arco della Pace.

O setor de figurino e maquiagem produziu aproximadamente 1,4 mil trajes, 1,5 mil pares de sapatos e utilizou 7,5 mil metros de tecido, com o trabalho de 110 maquiadores, 70 cabeleireiros e mais de mil adereços.

Além do espetáculo, a abertura também terá forte dimensão política e diplomática. O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, assim como o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, estão entre os cerca de 50 líderes mundiais que estarão presentes, juntamente com a presidente do Comitê Olímpico Internacional, Kirsty Coventry, e o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Os presidentes da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, da Suíça, Guy Parmelin, o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, o príncipe da Jordânia, Faisal Bin Al Hussein, e a conselheira de Estado da China, Shen Yiqin, também estão entre os confirmados.

As medidas de segurança em Milão já estão extremamente rigorosas, especialmente em função dos distúrbios da semana passada em Turim, durante uma marcha contra o fechamento de um centro social de esquerda, e da controvérsia sobre a presença do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) na Itália durante os Jogos.

Embora a cerimônia de abertura esteja marcada para esta sexta-feira, as competições olímpicas tiveram início na quarta-feira (4), com a disputa do curling em duplas mistas, em Cortina. Já o torneio de hóquei no gelo feminino começou na quinta-feira (5), em Milão.

Nesta última, a Itália, país anfitrião, venceu a França por 4 a 1, conquistando a primeira vitória olímpica da seleção feminina na modalidade. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade